ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Inovação de Várias Partes Interessadas

31 January 2014
By Beth Noveck

O Painel de Estratégias sobre Inovação Multi-Setorial da ICANN, apoiado por The Governance Lab @ NYU (GovLab), tem trabalhado nos últimos meses para elaborar recomendações sobre como a ICANN pode aprimorar os meios para ela participar e colaborar com partes interessadas globais na coordenação dos sistemas de identificadores únicos da Internet. Especificamente, Fadi nos encomendou a tarefa de:

  1. Propor novos modelos para uma participação ampla, inclusiva, uma elaboração de políticas consensuadas e estruturas institucionais para apoiar essas funções aprimorada; e
  2. Desenhar processos, ferramentas e plataformas para facilitar a participação da comunidade ICANN global destas novas formas de tomada de decisões participativas.

Para poder assumir este importante projeto, o Painel e GovLab lançaram uma iniciativa de brainstorming de 3 fases em novembro, na ICANN 48 em Buenos Aires. Esta iniciativa começou com a Fase 1: Geração de Idéias, uma convocatória aberta solicitando idéias sobre como inovar o estilo da ICANN de praticar a política multi–setorial e de colaborar além das fronteiras. Isto foi feito através de uma plataforma de participação on-line.

No começo do novo ano, o Painel e GovLab passaram à Fase 2: Desenvolvimento de Propostas, com a revisão e organização das inovadoras idéias compartilhadas para divulgar um conjunto inicial de 16 idéias propostas para a ICANN. Estas propostas estiveram baseadas no diálogo e as idéias compartilhadas através da plataforma de participação, nas entrevistas com colaboradores e membros da comunidade ICANN, na observação do trabalho cotidiano da ICANN (particularmente, da Equipe de Apoio para o Desenvolvimento de Políticas), na participação da ICANN 48, e em consultas a especialistas e outras pesquisas independentes.

As idéias da proposta estão capturadas em um planejamento preliminar inicial para fornecer um marco para transformar a ICANN numa organização do século XXI, verdadeiramente eficaz, legitima e evolucionada. Cada uma das 16 propostas do plano vão ser transformadas em documentos preliminares de propostas individuais, que o Painel vai compartilhar on–line, que irão solicitar a especialistas, membros da comunidade e ao público global que comentem, reajam e forneçam feedback através de observações linha–a–linha e comentários. Cada documento preliminar de proposta vai incluir algumas perguntas abertas que, com sua ajuda, permitirão que o Painel una essas abordagens inovadoras às práticas atuais da ICANN. Esta fase está concebida para ajudar a aproximar ainda mais as idéias da implantação. A fase final do trabalho do Painel vai ter uma Redação em Colaboração de um documento preliminar, em que o Painel vai divulgar um relatório preliminar completo a través de um wiki e vai pedir ajuda à comunidade e ao público para aprimorá–la.

O Painel e GovLav estão abertos para receber suas opiniões e contribuições de maneira permanente sobre o conjunto preliminar de conclusões alcançados por eles. Instamos todos a visitar o Blog de GovLab e a Página de projetos da ICANN para se informar mais sobre como fornecer feedback, comentários e reações para ajudar o Painel a aproximar essas conclusões iniciais ainda mais da implantação. Você também pode contatar o painel em todo momento através de correio eletrônico encaminhado a icannmsipanel@thegovlab.org

Authors

Beth Noveck