ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

ICANN assina acordo de cooperação com a Macedônia

15 September 2014
By Jean-Jacques Sahel

null

Hoje estamos de volta ao sudeste da Europa, especificamente em Skopje. Muitos de nós da comunidade da ICANN e as pessoas que conhecem a região sabem que a Macedônia e seus vizinhos têm as comunidades da Internet mais ativas e dedicadas da região.

Além de uma população dinâmica de usuários da Internet, a Macedônia está bem representada nas reuniões da ICANN e no debate global sobre questões como governança da Internet e penetração da banda larga, contando com a ampla participação de todos os setores da sociedade: empresas privadas, cidadãos e governo.

Mesmo assim, ainda há muitas oportunidades para o desenvolvimento. Para começar, queremos e precisamos globalizar ainda mais a ICANN. Aumentar a participação das partes interessadas da Macedônia e região também é um objetivo contínuo para nós, e faz parte da visão da ICANN em longo prazo.

Graças ao seu espírito dinâmico e empreendedor, a Macedônia também tem a oportunidade de aprofundar ainda mais o potencial da Internet e expandir o setor dos nomes de domínio. Parte do trabalho da ICANN é garantir que o país conte com todas as ferramentas necessárias para fazer isso.

Trata-se de um país jovem, aberto a novas ideias e novas maneiras de trabalhar, um lugar onde o modelo de governança com várias partes interessadas pode florescer, aproximando as pessoas para aproveitar ao máximo a perspectiva e a expertise de cada um.

Por isso nós da ICANN estamos tomando medidas concretas para trabalhar com a República da Macedônia para ajudá-los a concretizar seu potencial e para refletir o interesse e o envolvimento cada vez maior dos membros da comunidade local com a ICANN e a governança da Internet.

Depois dos debates com Ivo Ivanovski, o jovem e carismático ministro da sociedade da informação e administração, estamos muito felizes em anunciar que o Presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehadé, assinou um Memorando de Entendimento com o ministério para formalizar nossa cooperação com a República da Macedônia. Esse Memorando se concentrará em apoiar o desenvolvimento do setor de nomes de domínio e o uso de Nomes de Domínios Internacionalizados, além de promover o modelo de governança da Internet com várias partes interessadas nos níveis nacional, regional e global.

O trabalho de verdade começa agora. Ajudaremos na implementação de atividades concretas em parceria com o governo da Macedônia e a Comunidade da Internet Local, com workshops de desenvolvimento de capacidade, recomendações específicas sobre questões da Internet e apoio à criação de uma estrutura local com várias partes interessadas. Divulgaremos informações à medida que a parceria avança, e convidamos a todos que tenham interesse em participar desse desafio para entrar em contato conosco.

Os contribuidores desse blog são:

Veni Markovski, vice-presidente de relações com a ONU

Michael Yakushev, vice-presidente de participação de partes interessadas, Europa Ocidental, Rússia e Ásia Central

Jean-Jacques Sachel, vice-presidente de participação global de partes interessadas, Europa

Authors

Jean-Jacques Sahel