ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

ICANN 50 Londres - Aproveitando o potencial da participação corporativa

10 July 2014
By Riccardo Ruffolo

null

Primeiro, os números: Com 3.115 participantes registrados, o ICANN 50 em Londres foi o encontro público com maior participação até hoje. O número de participantes do setor privado também quebrou todos os recordes anteriores. Aproximadamente 20% dos participantes registrados (621) se identificaram como participantes corporativos. Aproximadamente um terço deles (210) eram novatos, e muitos eram de empresas renomadas, como Tencent, Samsung, Deutsche Telekom, BMW e Philips. Foi um prazer receber muitos desses novatos a um encontro de networking no dia da abertura do encontro.

O status de Londres como centro de negócios global foi um fator importante para esses números, mas o trabalho da equipe de Participação Corporativa da ICANN também ajudou. A colaboração com os grupos constituintes do Grupo de Partes Interessadas Comerciais da Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GSC) foi essencial para produzir eventos e materiais de divulgação sobre os encontros da ICANN.

Um exemplo disso é nosso seminário na Web realizado regularmente antes dos encontros para iniciantes corporativos. Esses seminários na Web, realizados pela primeira vez na ICANN 48 em Buenos Aires, oferecem uma oportunidade para apresentar aos novos participantes do setor privado assuntos que serão debatidos durante a semana, além de dar dicas sobre como se portar em uma reunião da ICANN. Esses seminários na Web, com mais de 360 espectadores até hoje, também são uma oportunidade de apresentar os representantes regionais do grupo constituinte corporativo (BC), do grupo constituinte de propriedade intelectual (IPC) e do grupo constituinte de Provedores de Serviços de Internet e de Conectividade (ISPCP), além da equipe da ICANN.

O próximo Seminário na Web será realizado no início de outubro. Temos aqui um link para a gravação do Seminário na Web pré-ICANN 50:

Além disso, durante o encontro da ICANN em Cingapura em março, pedimos que os representantes dos grupos constituintes de CSG gravassem uma série de vídeos curtos, com o objetivo de explicar a função de seus grupos e a proposta de valor para atrair os iniciantes.

Os primeiros vídeos, com foco no BC, podem ser encontrados na página da ICANN no YouTube e contam com a participação de:

Publicaremos mais vídeos em breve. Em seguida, teremos o IPC.

Outra iniciativa de participação corporativa é o Boletim Informativo Empresarial da ICANN. Trata-se de uma publicação pós-encontro, em vários idiomas, cujo objetivo é fornecer uma visão geral dos resultados e assuntos de interesse para a comunidade empresarial em uma linguagem fácil para os iniciantes. A próxima edição será publicada em nossa página do SlideShare nos próximos dias. As edições anteriores estão disponíveis aqui.

Finalmente, temos nossos espaços de mídia social, usados para manter nossos seguidores informados sobre questões relacionadas à ICANN pertinentes ao setor privado, além de abordar eventos relacionados: @ICANN4biz no Twitter e "ICANN for Business" no LinkedIn. Temos o prazer de anunciar que durante o ICANN 50, superamos a marca de 800 seguidores no Twitter, um ano após o lançamento da plataforma durante a ICANN 47 em Durban.

Agradecemos o apoio de nossos parceiros na comunidade e esperamos que esse trabalho, aliado a outras atividades tradicionais de divulgação, como boletins informativos, fact sheets e eventos específicos durante os encontros da ICANN, ajude os participantes do setor privado a se orientar pelo modelo da ICANN e incentive sua participação ativa.


Riccardo Ruffolo é analista da equipe de Participação Global de Partes Interessadas.

Authors

Riccardo Ruffolo