ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

ICANN lança o primeiro Centro de Empreendedores do DNS no Egito

13 November 2015
By Fadi Chehadé

null

No início desta semana, a ICANN, juntamente com a Autoridade Regulatória Nacional de Telecomunicações (NTRA) do Egito, anunciou o lançamento do primeiro e inovador Centro de Empreendedores do DNS (DNS-EC) no Egito. Essa é uma iniciativa importante para apoiar o crescimento da Internet nas comunidades da África e do Oriente Médio. O DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio) tem um potencial enorme de promover o desenvolvimento de novas empresas na África e no Oriente Médio, fornecendo, ao mesmo tempo, incontáveis benefícios para os usuários da Internet. A ICANN está comprometida com essa história. Agora, depois de meses de planejamento e preparação, temos a satisfação de levar esse recurso incrível para o Cairo.

O DNS-EC tem a tarefa de ajudar na evolução do ecossistema da Internet na África e no Oriente Médio. O Centro contará com especialistas técnicos do DNS, em políticas, corporativos e jurídicos, bem como recursos para dar suporte à implementação de iniciativas e projetos nessa área.

Para preparar esse lançamento, realizamos seis workshops pilotos em quatro países (Egito, Tunísia, EAU e Catar) com 107 participantes. Esses workshops abordaram questões técnicas e operacionais do DNS, bem como relacionadas ao desenvolvimento de empresas e práticas recomendadas. O evento contou com colaboradores de diversas nacionalidades e incluiu profissionais de desenvolvimento da área técnica, de políticas e empresarial de registros de ccTLDs (Country Code Top-Level Domain, Domínio de Primeiro Nível com Código de País), registradores e empresas patrocinadoras, além de agências governamentais e redes da comunidade acadêmica.

Gostaríamos de agradecer particularmente aos membros da comunidade e aos especialistas que nos ajudaram nesse processo, que incluiu o desenvolvimento de materiais para o programa, a realização de treinamentos e o compartilhamento de estudos de casos e planos de marketing.

Também tenho a satisfação de comunicar que o Centro será autossustentável. A ICANN, por meio de parcerias com empresas e especialistas técnicos, fornecerá treinamentos e programas de mentoria, enquanto a NTRA dará suporte ao DNS-EC nos primeiros três anos e contratará uma equipe pequena e altamente qualificada para executar as atividades.

Mais de 100 pessoas já foram beneficiadas com o trabalho do Centro nos primeiros seis meses, e estamos apenas começando. Qual é a próxima etapa? A NTRA está atualmente realizando o processo de contratação de um gerente de programa dedicado para supervisionar as atividades do Centro, enquanto a nossa equipe na ICANN continuará trabalhando no desenvolvimento de uma rede de especialistas na África e no Oriente Médio. Também temos a satisfação de comunicar que, além de setores técnicos e corporativos, em breve será inaugurado um setor jurídico. O foco desse setor será assuntos jurídicos relacionados a disputas de domínios e nomes de domínio. Por fim, a ICANN promoverá oportunidades de estágios para membros de registros e registradores para trabalharem com especialistas do setor do DNS.

Essa iniciativa surgiu a partir da estratégia regional ascendente desenvolvida com membros locais da nossa comunidade e graças à ajuda das nossas partes interessadas dedicadas e participativas. Temos muito orgulho do que conquistamos até agora.

Se você estiver interessado em saber mais sobre essa importante iniciativa, entre em contato pelo e-mail meswg@icann.org. Aguardamos seu contato e esperamos contar com sua participação nesse inestimável recurso.

Authors

Fadi Chehadé

Former President & CEO