ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Da mitigação à integração: III Fórum LAC DNS em Santo Domingo

21 September 2016
By

null

No mês passado, fomos à República Dominicana para comemorar o 25o aniversário da delegação de .DO, seu domínio de primeiro nível com código de país (ccTLD). Para celebrar esse marco, a comunidade da América Latina organizou a “Semana da Internet,” com vários eventos especiais, com a ajuda do NIC.DO, da Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra, do LACNIC, do LACTLD, do ISOC RD, da INDOTEL e da ICANN.

Ficamos muito felizes por receber o CEO da ICANN, Göran Marby, em Santo Domingo, essa cidade tão bonita. Durante a visita, ele conversou com os membros da comunidade, que compartilharam seus pontos de vista sobre vários assuntos. Göran também fez uma apresentação explicando a importância da participação regional e nos fez pensar em como a comunidade, a Diretoria e a organização da ICANN podem interagir melhor. Outros destaques foram a assinatura de um Memorando de entendimento com o LACTLD para aprofundar e promover a participação regional no desenvolvimento de políticas, além de aumentar a capacidade e os recursos dos operadores de ccTLDs regionais.

Durante a semana, contribuímos com o LACTLD na organização do III Fórum LAC DNS para discutir o mercado regional de DNS, iniciativas globais e regionais para o setor, o impacto dos novos gTLDs, e processos de segurança e políticas do DNS. O Fórum é uma das principais atividades aprovadas pela comunidade no plano de mitigação para a mudança da agenda de rotação de nossos encontros globais. Esse encontro específico foi muito especial, pois foi a primeira vez que o Fórum foi realizado como evento independente, fora de um encontro da ICANN. Os resultados não poderiam ser melhores: uma agenda cheia, com painéis produtivos, ótima interação entre representantes de todas as partes do ecossistema, e um plano de atividades organizado para fortalecer ainda mais nosso setor.

Durante o Fórum, os membros da associação OXIL apresentaram os resultados preliminares do estudo do mercado de DNS para a região da América Latina e Caribe. O relatório inclui dados, análises e estudos de caso dos líderes regionais do mercado de DNS. Como um dos apresentadores comentou, "o estudo contém evidências e fatos que embasam nossas abordagens para a evolução do setor". Ele será publicado para comentários públicos da comunidade até outubro de 2016.

Os membros do LACTLD também compartilharam iniciativas regionais para domínios de primeiro nível com código de país e para o desenvolvimento de políticas globais e análises da comunidade relacionadas aos domínios genéricos. Reconhecendo a importância do evento, meus colegas de ICANN Cyrus Namazi, Marika Konings e Carlos Alvarez viajaram a  Santo Domingo para apoiar o Fórum e interagir com a comunidade local.

Para encerrar, o III Fórum LAC DNS foi caracterizado pela grande participação de líderes do setor, como registros de novos gTLDs, registradores e provedores de serviços de DNS. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer as contribuições de todos os envolvidos.  Uma grande lição do Fórum, observada em todas as apresentações, foi o grande número de oportunidades de parceria entre operadores de ccTLDs e agentes relacionados a nomes genéricos para aumentar os canais de venda e a densidade geral de registros na região. Parece que a interação e a colaboração são as boas tendências a seguir de agora em diante!

Feliz aniversário .DO! Obrigado por nos receber em Santo Domingo.  Temos muitas ideias boas que podem se transformar em novas oportunidades, e espero saber sobre o progresso que conseguimos no próximo Fórum LAC DNS.  

Authors

Daniel Fink

Daniel Fink

Stakeholder Engagement Director - Brazil