ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Participação agitada da ICANN no AFRINIC21

12 December 2014
By

null

No dia 22 de novembro, a equipe da ICANN África viajou a Ebene, nas Ilhas Maurício, sede do AFRINIC, para participar do 21o encontro AFRINIC e da 2a Africa School of Internet Governance (AfriSIG 2014) organizada em conjunto pela NEPAD e o APC.

Foi mesmo uma experiência incrível, especialmente porque o AFRINIC comemorou 10 anos de existência, esperando uma nova era de oportunidades e se despedindo do CEO e fundador Adiel Akplogan. Embora o foco principal tenha sido a revisão da estratégia da África, a equipe ficou ocupada a semana inteira, organizando e participando de encontros e de dois painéis importantíssimos, além de fazer uma visita ao escritório do AFRINIC.

Plano Estratégico Africano versão 2.0

No mês passado, chamamos a atenção de vocês para a necessidade de fazer uma revisão da estratégia africana atual, de forma que ela responda melhor às necessidades da África de acordo com o feedback da comunidade. Durante essa viagem, fizemos exatamente isso.

Africa Strategy Review Team in Mauritius

Equipe de revisão da estratégia africana nas Ilhas Maurício

A equipe de revisão da estratégia africana, composta por representantes de SOs / ACs , da AFTLD, AFRALO, AFICTA, AFRINIC, NEPAD, GAC, Associação Africana de Registradores, União Africana e outros – indicados com base em suas experiências pessoais, se reuniu nas Ilhas Maurício, nos dias 24 e 25 de novembro de 2014, junto com o encontro AFRINIC 21.

O resultado foi um documento revisado, a Estratégia africana da ICANN 2.0 2016 – 2020, que será compartilhado entre a comunidade africana em busca de comentários antes da apresentação da estratégia final, no primeiro trimestre de 2015.

Também foi identificada a necessidade de estabelecer um comitê gestor independente, que deve trabalhar com a equipe da ICANN para apoiar e monitorar a implementação do plano estratégico.

Os painéis

Painel da ICANN

Com mediação do Dr. Nii Quaynor, o painel foi formado pelos membros da ICANN Pierre Dandjinou, Bob Ochieng e Yaovi Atohoun, e pelos membros da AFRALO Tijani Ben Jeema e Aziz Hilali. O Painel conversou sobre as principais áreas de foco da ICANN na África, da revisão da estratégia africana aos novos gTLDs. Tivemos boas discussões, inclusive sobre a relevância dos novos gTLDs para a África, o status da delegação de ponto Africa, os preços caros demais dos ccTLDs africanos em comparação com os gTLDs, e a baixa participação da África nos debates tecnológicos da ICANN.

Painel de transição da supervisão da IANA

O painel, que gerou muitos debates e chamou a atenção, foi formado por Mouhamet Diop, Seun Ojedeji (CRISP – Região africana), Paul Rendek, Elise Gerich (ICANN), Dr Nii Quaynor, Andres Piazza, Daniel Karrenberg. Como moderador da sessão, Adiel Akplogan começou com uma breve apresentação sobre o histórico das funções da IANA e o status da Proposta Consolidada de RIR para a Administração da IANA (CRISP)

A experiência variada e a combinação de panelistas se refletiu na qualidade do debate. Embora incentive e reconheça o modelo colaborativo utilizado pelo comunidade africana para criar uma proposta para o ICG, Elise destacou que a NTIA nunca interferiu no trabalho operacional da IANA e pediu que o público consultasse os relatórios da IANA. No geral, os participantes do Painel concordaram sobre a necessidade de um trabalho de divulgação mais agressivo e contínuo que inclua a ICANN, a fim de garantir que as funções da IANA sejam entendidas, especialmente pelos governos.

Os participantes também notaram a necessidade crítica de que as comunidades de nomes e números trabalhem em equipe com a comunidade de protocolos durante o desenvolvimento das respostas ao ICG, já que os protocolos determinam como os nomes e números são administrados.

Africa School of Internet Governance

Durante a nossa viagem, também participamos da segunda Africa School of Internet Governance (AfriSIG2014), continuando com o sucesso obtido em Durban, no ano passado. O evento atraiu mais de 40 participantes selecionados em toda a África, muitos estreantes em debates específicos sobre governança da Internet na África, com muita disposição para aprender.

A equipe também visitou a Telecom Maurício, que atualmente está processando sua solicitação de hospedagem do Servidor de raiz "L"

No geral, foi uma viagem muito bem-sucedida para o envolvimento contínuo da ICANN com o continente.

Pierre Dandjinou
Vice-presidente, participação de partes interessadas, África
ICANN

Authors

Sagbo Pierre Dandjinou

Sagbo Pierre Dandjinou

VP, Stakeholder Engagement - Africa