ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Espaço da APAC conquista um lugar fora dos encontros da ICANN

5 May 2016
By Joyce Chen

In addition to the U.N. six languages, this content is also available in

null

O escritório da Ásia-Pacífico (APAC) da ICANN organizou sua primeira conferência on-line do Espaço da APAC no dia 21 de abril de 2016. Essa conferência on-line foi a primeira vez que uma reunião do Espaço da APAC foi realizada fora de um Encontro Público da ICANN. Gostaria de compartilhar minhas observações com todos.

Um recurso em cada Encontro Público da ICANN desde o ICANN52 em Cingapura, o Espaço da APAC liderado pela comunidade é um lugar importante para compartilhar pontos de vista e contribuir para o desenvolvimento de políticas. No ICANN55, em Marrakesh, a comunidade decidiu que o Espaço da APAC deveria conquistar outros lugares, além dos Encontros Públicos da ICANN, para promover a interação entre os membros da comunidade e aprofundar as discussões sobre as questões relacionadas a políticas da ICANN.

E assim foi concebida a conferência on-line bimestral do Espaço da APAC, sendo que cada sessão será dedicada a um tópico principal. A conferência inaugural debateu sobre a "participação da APAC na GNSO (Organização de Apoio a Nomes Genéricos)".

A conferência on-line foi um sucesso, contando com a participação de mais de 40 membros da comunidade. Depois que apresentei o tópico e um histórico, incluindo a Revisão da GNSO em andamento, a comunidade discutiu sobre como a participação na GNSO poderia ser melhorada em áreas como números, diversidade e contribuição ativa. O moderador foi Edmon Chung, CEO da DotAsia, que está envolvido com o Espaço da APAC desde sua criação.

O diálogo foi animado, sendo que muitos participantes se manifestaram pelo bate-papo ao vivo. Os membros da comunidade apresentaram suas ideias, sendo que uma delas, de criar uma lista de recomendações para melhorar a participação da APAC na GNSO, que também pode ser aplicada à ICANN no geral, foi documentada. Algumas sugestões incluíram a necessidade haver um levantamento estatístico da participação, transcrição em tempo real dos encontros do Grupo de Trabalho da GNSO e mais ênfase no envolvimento da elaboração de políticas da ICANN. A lista pode ser útil em outras discussões no mundo todo sobre esse mesmo tópico.

Fiquei entusiasmado com a discussão e espero que os participantes que não tiveram coragem de se pronunciar sintam-se mais à vontade de falar na próxima vez. A conferência on-line do Espaço da APAC comprovou ser um microcosmo do modelo de múltiplas partes interessadas, refletindo bem como funciona a comunidade da ICANN, usando a tecnologia para permitir a participação remota.

Esperamos que, ao criarmos mais oportunidades de interação e discussão sobre as questões relacionadas às políticas da ICANN, a nossa comunidade seja capaz de participar ainda mais ativamente nas discussões globais.

Se você não pôde participar da conferência on-line, assista à gravação.

O Espaço da APAC está aberto a todos os membros da comunidade da APAC. Para obter informações sobre a próxima sessão da conferência on-line do Espaço da APAC que será realizada na quinta-feira, 16 de junho de 2016 às 3h UTC / 11h SGT, envie um e-mail para apachub@icann.org. Esperamos encontrar você lá!

Authors

Joyce Chen