en

Novidades dos membros da equipe da segunda revisão de segurança, estabilidade e resiliência do DNS (Sistema de Nomes de Domínio) (SSR2)

19 July 2017

Alain Aina

In addition to the U.N. six languages, this content is also available in

null

Alain Aina, engenheiro de rede da West and Central African Research and Education Network (representante da ccNSO, África)


Recentemente, a equipe da SSR2 realizou uma reunião presencial de dois dias em Johanesburgo, África do Sul, antes do ICANN59. Essa equipe de revisão vai analisar problemas de segurança, estabilidade operacional e resiliência relacionados à coordenação do sistema de identificadores exclusivos da Internet pela ICANN. Aqui, Alain Aina, membro da equipe, explica por que a revisão SSR2 é importante e compartilha alguns destaques da reunião.

Por que a revisão SSR2 é importante?

O sistema de identificadores únicos é essencial para a Internet. A ICANN, em sua função de coordenadora técnica desses identificadores únicos, é um componente-chave desse sistema. A organização da ICANN trabalha com a comunidade global da Internet para cumprir seus compromissos. Esse trabalho exige elementos operacionais, coordenação e envolvimento de várias partes.

A revisão SSR2 está avaliando se a ICANN está desempenhando bem seu compromisso de aprimorar a estabilidade operacional, a confiabilidade, a resiliência, a segurança e a interoperabilidade global do sistema de identificadores únicos da Internet. A revisão SSR2 avaliará se a ICANN realiza bem sua função e se o ecossistema está bem preparado para lidar com ameaças conhecidas e futuras inerentes à evolução normal da Internet e do sistema de identificadores únicos.

Quais são algumas das áreas de foco atuais da equipe de revisão?

Durante a reunião em Johanesburgo, finalizamos cinco áreas de foco importantes da revisão. As subequipes de voluntários da equipe analisarão:

  1. A implementação pela ICANN das recomendações da comunidade na primeira revisão SSR (SSR1). Saiba mais.
  2. A integridade e a eficácia dos processos de SSR internos da ICANN. Saiba mais.
  3. Atividades da ICANN que afetem a segurança e a estabilidade do DNS. Saiba mais.
  4. A estratégia da ICANN para resolver possíveis desafios futuros à operação segura e resiliente dos sistemas de identificadores únicos que coordena. Saiba mais.
  5. O impacto da transição da administração da IANA sobre a segurança da ICANN e dos sistemas de identificadores únicos que coordena. Saiba mais.

Além disso, durante a reunião, foram designados "inspetores" de cada subequipe. Eles são responsáveis por compartilhar atualizações sobre o progresso da equipe durante as reuniões semanais.

Na sua opinião, quais foram algumas das maiores conquistas dessa reunião?

Foi ótimo finalizar nossas principais áreas de foco. Durante a reunião, realizamos várias sessões específicas. Dessa forma, os membros de cada subgrupo puderam se conhecer, desenvolver sua pauta e começar a trabalhar juntos.

Quais são as próximas etapas para a equipe de revisão?

Os subgrupos trabalharão para finalizar sua pauta e seus planos de trabalho. A equipe de revisão como um todo também continuará buscando fatos e criando materiais para ajudar a embasar a revisão. Então, poderemos reunir nossas conclusões e pedir a opinião da comunidade da ICANN.

Você gostaria de destacar mais algum ponto relacionado ao encontro?

O compromisso dos meus colegas da equipe SSR2 durante a reunião em Johanesburgo e em outras reuniões foi ótimo. Também quero destacar o compromisso e a eficiência da equipe de apoio da ICANN, que ajuda o trabalho da equipe de revisão a avançar.

Como as pessoas podem participar da revisão SSR2?

Para acompanhar as reuniões da equipe de revisão em tempo real e saber tudo sobre o nosso progresso, você pode se tornar observador da SSR2. Outra opção para compartilhar experiências e comentários sobre as questões da SSR2 é enviar um e-mail para input-to-ssr2rt@icann.org.

Para saber mais sobre a revisão, acesse a Wiki da SSR2.

Alain Aina