ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Fórum público: Soluções propostas para o método fast track

18 February 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Iniciamos hoje um fórum público sobre várias medidas propostas para o processo “Fast Track”, e apresentamos também uma versão atualizada do Plano de Implementação do Método Fast Track.

Fast Track, ou “método rápido”, é um mecanismo para introduzir um número limitado de nomes de domínio internacionalizados não-controvertidos em domínios de primeiro nível com códigos de países (ccTLDs com IDNs).

Na versão inicial do Plano de Implementação do Método Fast Track surgiram várias dúvidas que exigem mais sugestões da comunidade e precisam ser resolvidas para que a implementação possa ser concluída.

Existem documentos separados com detalhes propostos para a implementação (indicados abaixo). Os documentos baseiam-se nos comentários e sugestões recebidos da comunidade, sobretudo durante as reuniões que ocorreram na assembléia internacional da ICANN no Cairo, em novembro de 2008.

Entre os documentos há: uma versão atualizada do plano de implementação; uma visão panorâmica resumida dos comentários recebidos; e considerações da equipe operacional a respeito dos comentários recebidos sobre a versão inicial do plano de implementação. O propósito desta nova versão do plano é provocar mais comentários da comunidade, tanto durante quanto depois da assembléia da ICANN na Cidade do México no próximo mês (1-6 de março de 2009).

Nesse fórum iniciado hoje, o público poderá comentar a versão preliminar do Plano de Implementação e os documentos. Os comentários que recebermos serão usados para revisar o plano, preparando a versão final do Plano de Implementação. O período para comentários encerra-se em 6 de abril de 2009.

Favor observar que os documentos relacionados abaixo são apenas versões para discussão. Os possíveis solicitantes de ccTLDs com IDNs não devem se basear nos detalhes das propostas, pois continuam sendo objeto de outras consultas e revisões.

Favor observar também que provavelmente haverá várias atualizações deste anúncio à medida que forem sendo publicados e traduzidos.

Os documentos descrevem:

1. A responsabilidade entre a ICANN e os administradores em potencial de ccTLDs com IDNs [PDF, 156K]

2. O desenvolvimento e uso das tabelas de IDNs e variantes de caracteres para seqüências de segundo e primeiro nível [PDF, 120K]

Links relacionados:

Fórum público: http://forum.icann.org/lists/ft-implementation/

Versão atualizada do plano de implementação do método Fast Track

Versão revisada do plano de implementação do método Fast Track (em breve)

Considerações da equipe sobre os comentários recebidos (em breve)

Relatório final do grupo de trabalho (com os comentários do público): http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/staff-considerations-idnc-wg-final-report-23oct08-en.pdf [PDF, 269K]

Página sobre o método Fast Track: http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/

Meu nome. Meu idioma. Minha Internet.

Após anos de desenvolvimento, discussão, análise e reflexão, estamos expandindo os domínios internacionalizados. Ainda que os IDNs tenham estado disponíveis em alguns DPNs desde 2001 (para teste) e desde 2003 (segundo um protocolo técnico), agora eles também estarão disponíveis como DPNs. Eles oferecerão mais inovação, variedade de opções e mudanças para uma Internet global que no momento conta com apenas 21 nomes de domínio genéricos de primeiro nível.

A ICANN elaborou uma versão preliminar de um plano de implementação de ccTLDs com IDNs, e ofereceu a oportunidade para que o público a comentasse. O plano preliminar descreve processos para que países e territórios solicitem o nome de seu país ou território em seu idioma ou em sua escrita local como ccTLD com IDN. Tudo isso foi e continuará sendo acompanhado de um detalhado escrutínio técnico, para garantir a estabilidade e a segurança da Internet. Para mais detalhes, veja http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/

Quanto aos gTLDs com IDNs, embora tecnicamente não sejam diferentes dos ccTLDs com IDNs, eles estarão disponíveis ao longo do processo de introdução de novos gTLDs.

Publicamos uma versão preliminar de um guia para novos gTLDs, que está disponível para comentários. Veja http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-program.htm para mais detalhes. Em breve haverá outros fóruns públicos e a equipe da ICANN aguarda as discussões durante a assembléia da ICANN na Cidade do México.

A ICANN é uma corporação sem fins lucrativos dedicada a coordenar o sistema de endereços da Internet. Promover a concorrência e a variedade de opções é um dos princípios que fundamentam a ICANN. Num mundo com 1,5 bilhão de internautas (número que aumenta a cada dia), diversidade, escolha e inovação são essenciais.

A Internet possibilitou imensos aumentos na variedade de escolha, inovação e competição de idéias, e ampliar o conceito dos DPNs é uma oportunidade para mais ainda.