ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

A ICANN lança Versão Beta do site de WHOIS

4 November 2013

Para dar forma concreta às recomendações da comunidade para melhorar a prestação de contas e a transparência, a ICANN lançou a primeira fase de um novo recurso na Internet, o "one-stop", acerca do serviço do diretório WHOIS. Esse novo site de informações oferece uma explicação clara e fácil de entender sobre como acessar as informações existentes no WHOIS sobre quem tem registrado nomes de domínio. Também facilita a tarefa de notificar às partes correspondentes sobre um problema de precisão de dados.

Os membros da comunidade estão convidados para ver o site Beta e para fornecer comentários através de formulários de feedback. O pessoal e a equipe de projetos da ICANN vai considerar todos os comentários e as sugestões à medida que formos melhoramos o site continuamente.

Antes, era difícil ter uma compreensão holística do WHOIS porque as informações estavam muito espalhadas pelos muitos sites diferentes. Este novo site, whois.icann.org, será uma central para todas as informações de WHOIS, que facilitará a tarefa de informar-se acerca de WHOIS, de levantar questões de precisão acerca das informações no WHOIS e de como contribuir com as políticas do WHOIS. A ICANN espera lançar uma função de busca integrada em janeiro de 2014 como parte da segunda fase do site.

O serviço de diretório WHOIS é uma ferramenta essencial utilizada diariamente por muitas pessoas e organizações. Qualquer pessoa que precise saber quem está por trás de um site, de um nome de domínio, pode procurar essa informação através do diretório WHOIS. Os administradores de redes, os operadores de registros, os registratários de nomes de domínio, governos, forças da lei, grupos de consumidores e a comunidade da Internet internacional o consideram essencial.

Além de identificar os portadores de nomes de domínios, os dados no WHOIS também permitem aos administradores de redes e a outros interessados procurar e reparar problemas no sistema e manter a estabilidade da Internet. Com ele, eles podem determinar a disponibilidade de nomes de domínio, combater o spam ou a fraude, identificar violações de marcas registradas e aumentar a prestação de contas dos registratários de nomes de domínio. Às vezes, os dados no WHOIS são utilizados para rastrear e identificar registratários que podem estar postando conteúdo ilegal ou participando de fraudes de fhishing.

A Afirmação de Compromissos exige que a ICANN "mantenha um acesso oportuno, irrestrito e público a informações precisas e completas no WHOIS…". Também solicita uma revisão da política de WHOIS e de sua implementação a cada três anos para avaliar sua efetividade satisfazendo as legítimas necessidades da aplicação da lei e promovendo a confiança entre os consumidores. Esse novo site é o resultado das recomendações feitas pelo último painel de revisão.