ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Publicado documento sobre segurança de nomes de domínio

24 July 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Marina Del Rey, Calif: Há vários anos, a comunidade da Internet tem desenvolvido e aperfeiçoado uma tecnologia para segurança do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) denominada DNSSEC.

O plano estratégico e o plano operacional [PDF, 480K] da ICANN estabelecem que a ICANN deve estar operacionalmente pronta para introduzir o DNSSEC no nível da raiz e trabalhar com todos os envolvidos para definir como isso será feito. Com a contribuição de muitos participantes, a ICANN preparou um documento que descreve esse caminho até a prontidão operacional para realizar essas mudanças na raiz.

O propósito deste documento [PDF, 342K] publicado hoje é:

a) articular as iniciativas da ICANN voltadas para a prontidão operacional da introdução do DNSSEC; e

b) ajudar a definir as estruturas corretas de modo que a ICANN esteja “… preparada para assinar a raiz de forma digital usando a tecnologia DNSSEC até o final de 2008”, conforme estabelece o Plano Estratégico da ICANN para o período de julho de 2008 até junho de 2011, após consulta aos envolvidos e depois de obtida a aprovação necessária.

Mais especificamente, este documento não é um roteiro para a introdução do DNSSEC.

Em última análise, esse roteiro será elaborado ao longo de consultas à comunidade, e exige a aprovação de partes relevantes, de acordo com o contrato da ICANN com o Departamento de Comércio dos EUA referente às funções IANA. Criamos um fórum público em http://forum.icann.org/lists/dnssec-roadmap/ e a ICANN realmente gostaria de saber sua opinião sobre esse assunto importante. Envie seu comentário por e-mail para dnssec-roadmap@icann.org

Além disso, recentemente um importante pesquisador de segurança informou diversos desenvolvedores de servidores de nomes no DNS sobre dois pontos fracos no sistema de nomes de domínio.

O DNSSEC seria uma solução para esses pontos fracos.

Os detalhes desses pontos fracos ainda não foram divulgados ao público até o momento, para que os desenvolvedores possam produzir soluções que reduzam a ameaça que representam esses pontos fracos. Denúncias desse tipo também oferecem aos operadores do DNS a oportunidade de consertar os sistemas antes que os pontos fracos possam ser explorados para fins maliciosos ou criminosos. A ICANN entende que nas próximas o pesquisador fará um anúncio público sobre essas vulnerabilidades.

Esses pontos fracos não afetam os servidores de nível de raiz ou os serviços que oferecem serviços oficiais de nomes no primeiro nível, mas representam uma ameaça para servidores de nomes de domínio que operam entre os usuários finais e a raiz; servidores operados por Provedores de Serviços na Internet ou grandes empresas. Fornecedores de serviços comerciais em geral estão cientes desse problema, e estão trabalhando com vendedores para atualizar seus softwares com as últimas versões.

O Comitê Consultivo da ICANN para Segurança e Estabilidade analisará o assunto e poderá apresentar um relatório completo mais tarde. A ICANN insiste para que todas as entidades que operam serviços de nomes atualizem seus sistemas para obterem proteção máxima.

Sobre a ICANN:

A ICANN é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet, como nomes de domínio (por exemplo, .org, .museum e códigos de países, como .uk) e os endereços usados em vários protocolos da Internet que ajudam os computadores a se comunicarem pela Internet. A administração cuidadosa desses recursos é vital para a operação da Internet, de modo que os participantes globais da ICANN se reúnem periodicamente para elaborar políticas que garantam a continuidade da segurança e estabilidade da Internet. A ICANN é uma entidade internacional sem fins lucrativos em benefício público. Para mais informações, visite: http://www.icann.org/.

Contatos com a imprensa:

Jason Keenan
Assessor de imprensa, ICANN (EUA)
Tel.: +1 310 382 4004
E-mail: jason.keenan@icann.org


Internacional: Andrew Robertson
Edelman (Londres)
Tel: +44 7921 588 770
E-mail: andrew.robertson@edelman.com