ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Convocatória para participar na Equipe Revisora de Implementação (IRT) de Processos de Elaboração de Políticas (PDPs) para questões de credenciamento de serviços de privacidade e proxy

19 September 2016

Em 9 de agosto de 2016, a Diretoria da ICANN adotou as recomendações do GT de processos de elaboração de políticas (PDPs) sobre questões de credenciamento de serviços de privacidade e proxy, conforme mencionado em seu Relatório Final [PDF, 1.23 MB]. Colaboradores da Divisão de Domínios Globais (GDD), divisão responsável por liderar a implementação das recomendações sobre políticas, estão publicando por este meio uma convocatória para voluntários para fazer parte da Equipe Revisora de Implementações (IRT) para trabalhar com eles e implementar as recomendações sobre normativas adotadas pela Diretoria.

Esta convocatória para integrar a equipe IRT está orientada principalmente aos membros do GT de PDPs sobre questões de credenciamento de serviços de privacidade e proxy. Porém, outros membros da comunidade que não tenham participado da IRT também estão convidados para integrar essa equipe. As principais responsabilidades da IRT são as seguintes:

  • Trabalhar com os colaboradores da ICANN para garantir que a implementação cumpra com os propósitos originais das recomendações sobre políticas adotadas.
  • Revisar o plano de trabalho de implementação proposto, conforme redigido pela equipe de colaboradores, para as recomendações adotadas pela Diretoria.
  • Assistir em questões de casos sobre a PDP ou quando for preciso esclarecer algum aspecto das recomendações adotadas.
  • Assessorar sobre detalhes técnicos e operacionais relacionados à implementação das recomendações adotadas.

Estar familiarizado/a com as recomendações sobre políticas e com as deliberações que foram a base dessas recomendações é um requisito mínimo para os membros da equipe IRT. Os voluntários para participar da IRT deverão poder participar regularmente das reuniões programadas da IRT enquanto o projeto estiver em andamento. A equipe de colaboradores antecipa que este projeto de implementação poderia durar, ao todo, entre 18 e 24 meses.

Todos os voluntários que responderem esta convocatória deverão entender o que são a função e a incumbência da IRT para o projeto de implementação. Se, durante a implementação, a equipe IRT identificar a necessidade de fazer possíveis modificações nas recomendações sobre políticas, a equipe deverá encaminhá-las ao Conselho da GNSO para elas serem submetidas à consideração e a uma orientação adicional.

Como solicitar participar da equipe

Se estiver interessado/a em participar, envie um e-mail ao Secretariado da GNSO a gnso-secs@icann.org até 30 de setembro de 2016, às 11:59 UTC.

Histórico

O Acordo de Credenciamento de Registradores (RAA - Registrar Accreditation Agreement) é o contrato que rege a relação entre a ICANN e seus registradores credenciados (veja uma lista de registradores credenciados em http://www.internic.net/regist.html). O RAA também pode influenciar os registrantes e outros terceiros envolvidos no sistema de nomes de domínio.

Ao serem iniciadas as negociações para o RAA 2013 entre a ICANN e o Grupo de Partes Interessadas de Registradores em outubro de 2011, a Diretoria da ICANN também tinha solicitado um Relatório de Emissão à GNSO que iniciaria um Processo de Elaboração de Políticas da GNSO (PDP - Policy Development Process) para tratar questões pendentes não tratadas nas negociações do RAA e que seriam pertinentes para um PDP qualquer (veja a Resolução da Diretoria em http://www.icann.org/en/groups/board/documents/resolutions-28oct11-en.htm#7). Em junho de 2013, a Diretoria da ICANN aprovou um novo RAA 2013 (veja as disposições desse RAA em http://www.icann.org/en/resources/registrars/raa/approved-with-specs-27jun13-en.pdf) [PDF, 913 KB], e essa PDP foi lançada em outubro de 2013.

As Recomendações Finais do GT da PDP de questões sobre credenciamento de serviços de privacidade e proxy, cuja implementação está sendo preparada atualmente pelo GDD, são os resultados consensuais dessa PDP. Uma vez implementado, o programa de credenciamento de serviços de privacidade e proxy vai substituir os requisitos enunciados na Especificação do RAA 2013 sobre registros de privacidade e proxy.