ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Versão preliminar do Guia do Candidato agora disponível em outras línguas para comentários

18 November 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Agora a versão preliminar do Guia do Candidato a novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) está disponível para análise e comentários em árabe, chinês, francês, espanhol e russo, em http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/comments-en.htm. A versão preliminar do Guia do Candidato oferece informações para aqueles que estão interessados em requerer um novo domínio genérico de primeiro nível.

Para ajudar no entendimento do trabalho de instituição de novos gTLDs, oferecemos uma série de memorandos explicativos que acompanham a versão preliminar do Guia do Candidato.

Como esses não são os documentos finais, os candidatos não devem se basear nos detalhes desses documentos, visto que ainda estão sujeitos a outras consultas e revisões.

Algumas áreas do programa para novos gTLDs ainda estão sendo definidas, como os detalhes sobre a duração de cada estágio do requerimento; prestadores de serviços terceirizados que serão parte dos painéis de avaliação e administrarão a resolução de disputas; e outras taxas além da “taxa de avaliação” que se aplicarão somente a alguns candidatos, dependendo do tipo de requerimento. Essas áreas serão colocadas à disposição de consultas do público em breve.

A ICANN espera envolver-se num diálogo produtivo com a comunidade da Internet ao longo desse processo de consultas. A equipe analisará todos os comentários e apresentará um resumo/análise dos comentários para ajudar na elaboração da versão final do Guia do Candidato, a ser publicado no início de 2009.

Novos gTLDs e a Internet – Abertura. Mudança. Inovação.

Após anos de discussão e reflexão, os domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) estão sendo expandidos. Eles possibilitarão mais inovações, escolhas e mudanças numa Internet global, que hoje é atendida por apenas 21 nomes de domínio genéricos de primeiro nível.

Como corporação sem fins lucrativos dedicada a coordenar o sistema de endereçamento da Internet, a ICANN não está fazendo isso para aumentar sua receita. Estamos elaborando um plano de implementação, com oportunidade para comentários do público que inclui processos para objeções. Tivemos também um escrutínio técnico meticuloso para assegurar a estabilidade e a segurança da Internet. Haverá uma taxa de avaliação, destinada apenas a cobrir os custos (despesas até o momento, processamento de requerimentos e custos legais previstos). Tivemos a contribuição de vários milhares de pessoas que representam organizações tão diferentes como registros e registradores de nomes de domínio, empresas, engenheiros, cientistas, governos, usuários, membros do mundo acadêmico e da comunidade jurídica contribuíram.

Promover a concorrência e a variedade de opções é um dos princípios que fundamentam a ICANN. Num mundo com 1,5 bilhão de internautas (número que aumenta a cada dia), diversidade, escolha e inovação são essenciais. A Internet passou por um crescimento incrível na variedade, inovação e competição de idéias. Expandir os novos gTLDs oferecerá ainda mais oportunidades.

Saiba mais detalhes em: http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-program.htm