مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Dez fatos que você não sabia sobre o Panamá

26 يونيو 2018
بقلم Kimberly Enger

null

 

  1. O chapéu Panamá é, na verdade, do Equador — o nome dele é baseado no fato de que os chapéus passavam pelo Panamá a caminho de outros destinos no mundo todo.
    Por volta de 1840, milhares desses chapéus tropicais eram enviados do Equador para o Panamá. Ele se tornou ainda mais popular quando o presidente americano Theodore Roosevelt foi fotografado usando esse chapéu enquanto inspecionava a construção do Canal do Panamá, em 1906.

  2. Geólogos acreditam que a formação do istmo do Panamá — uma faixa de terra estreita que liga a América do Norte e a América do Sul — é um dos eventos geológicos mais importantes da história do planeta.
    Há três milhões de anos, a formação de uma ponto de terra entre os dois continentes fez com que as correntes do Atlântico e do Pacífico mudassem totalmente de direção, criando os padrões de correntes oceânicas que vemos hoje. Outro resultado disso foi que as plantas e os animais puderam migrar mais facilmente de um continente para o outro.

  3. Mais de um milhão de embarcações já passaram pelo Canal do Panamá desde sua inauguração, em 1914.
    Construído entre 1904 e 1914 pelo corpo de engenheiros do exército dos Estados Unidos, o Canal do Panamá é uma das maiores obras de engenharia do mundo. Um sistema de travas ergue as embarcações a 26 metros acima do nível do mar durante um trajeto de 77 km ao longo do canal. Cerca de 14.000 navios passam pelo canal todos os anos.

  4. A tarifa mais baixa cobrada para atravessar o Canal do Panamá foi US$ 0,36 — paga pelo aventureiro Richard Halliburton, que atravessou o canal a nado em 1928.
    Todas as embarcações que usam o canal pagam uma tarifa com base no tipo de navio, no tamanho dele e na carga transportada. Richard Halliburton recebeu permissão para atravessar o canal a nado, um feito que levou 10 dias, ou 50 horas a nado, para ser concluído. Halliburton pagou a menor tarifa de todos os tempos, US$ 0,36, que foi baseada no seu peso.

  5. Em 31 de dezembro de 1999, os Estados Unidos cederam a jurisdição do Canal do Panamá — isso marcou a primeira vez em seus quase 100 anos de história como um país independente que o Panamá teve controle total de tudo incluído dentro das suas fronteiras nacionais.
    Os Tratados Torrijos-Carter, de 1977, deram início à transferência. Os Estados Unidos e o Panamá controlaram o canal juntos de 1977 a 1999. Um pouco antes do final do século XX, o Panamá assumiu a soberania sobre o canal, um momento marcante para a história do país.

  6. A região de Darién, no Panamá, é a única interrupção na Rodovia Pan-americana, a mais longa do mundo. Essa rodovia tem quase 48.000 km e se estende do Alasca ao norte da Argentina.
    A região de Darién é uma floresta tropical densa entre o Panamá e a Colômbia que se estende do norte ao sul, e tem de 60 a 80 km de largura. A floresta é quase impenetrável — só é possível atravessar essa região a barco.

  7. O Biomuseo da Cidade do Panamá, que mostra as contribuições do Panamá para a biodiversidade do planeta, é a única estrutura na América Latina projetada pelo arquiteto Frank Gehry.
    As florestas tropicais do Panamá estão entre as mais biologicamente diversificadas do mundo. O Biomuseo, inaugurado em outubro de 2014, mostra como a história do Panamá afetou o cenário ecológico da hemisfério ocidental.

  8. A Cidade do Panamá tem uma floresta tropical dentro dela
    O Panamá tem a maior floresta tropical do hemisfério ocidental, que perde em tamanho apenas para a região amazônica. Na Cidade do Panamá, o Parque Natural Metropolitano de Panamáinclui 265 hectares (655 acres) de floresta tropical com trilhas para caminhadas, uma das atrações preferidas daqueles que querem conhecer as belezas naturais deste país.

  9. O Panamá abrange cinco locais tombados como Patrimônios Mundiais pela UNESCO — dois reconhecidos pela sua importância cultural e dois pela sua importância natural.
    Fundado em 1519, o Panamá Viejo é a colônia europeia mais antiga na costa do Pacífico nas Américas, e foi a primeira capital do Panamá. Portobelo-San Lorenzo são fortes militares construídos pelos espanhóis no lado caribenho do Panamá e contêm exemplares excelentes da arquitetura bélica dos séculos XVII e XVIII. Três locais naturais também são incluídos na lista: O Parque Nacional de Coiba, com uma zona especial de proteção da vida marinha, o Parque Nacional de Darién, e seus diversos habitats, e as Reservas Talamanca Range-La Amistad /Parque Nacional de La Amistad, na fronteira com a Colômbia.

  10. Em 10 de outubro de 2017, o Panamá se qualificou para a Copa Mundial da FIFA de 2018 — a primeira vez que o país se qualificou para participar desse torneio.
    Para se qualificar, o Panamá derrotou a Costa Rica por 2 a 1, na Cidade do Panamá. Essa vitória, combinada à derrota dos Estados Unidos para Trinidad e Tobago, fez com que os Los Caneleros (homens do canal) chegassem à Copa Mundial. No dia seguinte, Juan Carlos Valera, presidente do Panamá, declarou um feriado nacional para comemorar.

Authors

Kimberly Enger