مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

O Projeto de Aceitação Universal de TLDs

21 مارس 2014
بقلم

À medida que continua o avanço da expansão global da Internet, o lema da ICANN, "Um mundo, uma Internet", nunca antes representou um grito por união tão apropriado.

O número crescente de TLDs, sem dúvida nenhuma, afetará todos nós, mas os benefícios provavelmente serão sentidos mais fortemente por dois grupos muito diferentes. O primeiro grupo é a população mundial de escrita com base não latina, um enorme segmento da humanidade para o qual a Internet foi pouco acessível. O segundo grupo é composto pelos usuários que aproveitarão as novas maneiras que será possível usar a Internet com os novos TLDs com escrita com base no latim. Esses dois grupos são igualmente importantes, pois o trabalho de expansão dá a cada vez mais pessoas a chance de aproveitar os benefícios da gigantesca comunidade global que é a Internet.

Um dos desafios da Internet em crescimento é melhorar a maneira que certos aplicativos da Web e os softwares em geral tratam os nomes de domínio que incluem novos TLDs. Algumas barreiras são usadas atualmente, entre outras coisas, para localizar nomes de domínios inválidos, inclusive aqueles com TLDs que contém mais de três letras ou com caracteres não latinos, ou simplesmente porque são novos TLDs. A iniciativa de Aceitação Universal de TLDs busca encorajar a aceitação de todos os TLDs na Internet.

A futura sessão de Aceitação Universal de TLDs no ICANN 49 Cingapura permitirá que os participantes aprendam quem será mais afetado pelas barreiras impostas a alguns TLDs. Ela também permitirá que a ICANN entenda melhor o possível escopo da situação aderindo ao nosso modelo de múltiplas partes interessadas, ouvindo os membros de grupos constituintes e identificando organizações que têm a chave para o sucesso.

Esperamos encontrá-lo lá!

http://singapore49.icann.org/en/schedule/mon-tld-acceptance

Authors

Francisco Arias

VP, GDS Technical Services