مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Código de Conduta de Operadores de Registros de novos gTLDs

12 يونيو 2014
بقلم Trang Nguyen

null
New gTLD Registry Operator Code of Conduct

No dia 30 de maio, a ICANN publicou as primeiras três exceções do Código de Conduta de Operadores de Registros: Essas exceções representam o auge de uma longa jornada de muitas consultas e contribuições de nossa comunidade de várias partes interessadas.

Determinar se devemos conceder uma exceção ao Código de Conduta é uma tarefa complexa que a ICANN levou a sério. A decisão exige a interpretação de políticas de registro dos Operadores de Registro para determinar se o TLD será usado exclusivamente por ele e seus afiliados. Isso é necessário porque o objetivo do Código de Conduta é proteger os registrantes, e o único caso em que a proteção pode não ser aplicável é se os registrantes forem o Operador de Registro e seus afiliados, e se o Operador de Registro também decidir dispensar a proteção. Portanto, o acesso exclusivo é um critério necessário para se qualificar para uma exceção do Código de Conduta, e revisão cuidadosa das políticas de registro do Operador de Registro pela ICANN é essencial para tomar essa decisão.

Além disso, também é necessário avaliar se a cadeia de caracteres de TLD é um termo genérico. Isso serve para determinar se o Operador do Registro poderá cumprir com as obrigações da Especificação 11 do Contrato de Registro, que, entre outras coisas, não permite que o Operador do Registro de um TLD genérico opere de maneira exclusiva. Para determinar se uma palavra é considerada genérica, consideramos seu uso e não a palavra em si. Por exemplo, a palavra "mesa" em si é uma palavra genérica que descreve um tipo de item. No entanto, se um Operador de Registro solicitasse .MESA, estivesse no ramo de venda de tintas e fosse usar o TLD para promover e vender tintas, ela não seria considerada genérica. Em alguns casos, fica claro se o TLD é genérico, mas em outros casos a distinção é mais sutil e requer muito mais análises, revisões, pesquisas e discussões.

Depois de passar um tempo considerável debatendo se cada solicitação atendia aos critérios de exceção, a ICANN concluiu que era necessário ouvir a opinião da comunidade. No dia 22 de abril de 2014, a ICANN publicou para análise e comentários da comunidade as solicitações de exceção recebidas. Todos os comentários enviados foram levados em consideração pela ICANN.

A ICANN continuará sendo prudente e cuidadosa ao avaliar solicitações de exceção ao Código de Conduta, mas esperamos que as próximas determinações sejam feitas mais rapidamente.

Para obter mais informações sobre o Código de Conduta, consulte os recursos a seguir:

Authors

Trang Nguyen