إعلانات ICANN

اقرأ إعلانات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Atualização da formação do painel de geração de regras para geração de etiquetas da zona raiz

21 يونيو 2014

À medida que nos aproximamos do ICANN 50, a ICANN tem o prazer de compartilhar o empenho estável do desenvolvimento na formação de Painéis de Geração para desenvolvimento das propostas de escrita. Esses painéis baseados em escritas — formados por voluntários da comunidade da Internet — vão propor as regras que definiram pontos de codificação, variantes e restrições adicionais em nível de etiqueta para a Zona Raiz. As atualizações mais recentes dos Painéis de Geração da Regra de Geração de Etiquetas (LGR) serão um tópico fundamental no encontro da ICANN em Londres, que acontece do dia 22 a 26 de junho de 2014.

Estes são os progressos feitos até o momento:

  • O Painel de Geração de Escrita Árabe está totalmente formado e em operação. O Painel teve seu segundo encontro pessoal em junho de 2014 que aconteceu em Istambul na Turquia. As variantes do ponto de codificação de escrita árabe foram discutidas.

  • Os membros da comunidade enviaram uma proposta formal para estruturar o Painel de Geração Chinês, que está atualmente sob revisão.

  • Acontece atividade de divulgação nas comunidades de escrita japonesa e coreana para formar os Painéis de Geração correspondentes.

  • Os membros da comunidade envolvidos com os painéis chinês-japonês-coreano (CJK) iniciaram os esforços de coordenação para a escrita han.

  • Os membros da comunidade estão organizando ativamente o Painel de Geração de Neo-Brahmi e estão recrutando membros. As partes interessadas devem visualizar o documento Convocação para participação [PDF, 72 KB].

  • Há um interesse inicial na formação de outros Painéis de Geração.

Para saber mais sobre esses trabalhos, convidamos você a participar conosco pessoalmente ou remotamente das sessões de Nomes de Domínios Internacionalizados (IDN) no ICANN 50:

  • Sessão do Programa de TLDs com variantes de IDN
    Quarta-feira, 25 de junho 2014 — 08h30 às 10h00 BST
    (http://london50.icann.org/en/schedule/wed-idn-variant-tld)
    A sessão terá foco nas atualizações do Programa de TLDs com variantes de IDN e mais especificamente no projeto de LGR da zona raiz, incluindo desenvolvimentos nos esforços de divulgação do programa do MSR-1 e atualizações da comunidade de escrita no trabalho de LGR.


  • Workshop dos Painéis de Geração de LGR da Zona Raiz de IDN
    Quarta-feira, 25 de junho de 2014 — 13h00 às 15h00 BST
    (http://london50.icann.org/en/schedule/wed-lgr)
    O objetivo desse workshop é promover as interações entre os membros da comunidade, reunir feedback sobre experiências para estabelecer Painéis de Geração e interagir com membros do Painel de Integração. Vários representantes da comunidade de escritas vão se apresentar com oportunidades para perguntas e respostas.


Coloque sua opinião em nome de seu idioma!

A ICANN continua buscando voluntários de painéis para as seguintes escritas: Árabe, Bengalês, Chinês, Cirílico, Devanagari, Georgiano, Grego, Gujarati, Gurmukhi, Hebraico, Japonês, Coreano, Latim, Sinhala, Tamil, Telugu, Tailandês e outras escritas. Candidatos ideais terão uma grande variedade de interesses, expertise em uma variedade de tópicos técnicos e de idiomas e um compromisso com a expansão de uma Internet multilíngue. Os voluntários que têm interesse em participar devem escrever para a ICANN através do e-mail idntlds@icann.org.

Para obter mais informações sobre a formação ou a participação nos Painéis de LGR, leia o documento Kit do guia rápido de formação do painel de geração [PDF, 335 KB].