إعلانات ICANN

اقرأ إعلانات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

O relatório final do Estudo sobre a Estabilidade da Raiz já está disponível

8 مارس 2017

LOS ANGELES – 8 de março de 2017 – A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) publicou hoje o relatório final sobre a Análise Contínua de Dados sobre a Estabilidade do Sistema de Servidores Raiz (CDAR). O estudo analisa o impacto técnico do Programa de Novos gTLDs com a delegação de novos gTLDs na segurança e na estabilidade da raiz do DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio) e é informado por dados de medição histórica disponíveis publicamente.

Leia o relatório [PDF, 3.49 MB].

O estudo da CDAR foi realizado pela TNO, uma organização de pesquisa independente, e suas parceiras, a SIDN e a NLnet Labs. As descobertas ajudarão a comunidade da ICANN a determinar futuramente se quaisquer etapas adicionais são necessárias se mais TLDs forem acrescentados ao sistema de zona raiz.

Um relatório preliminar foi publicado para comentários em 27 de outubro de 2016. A versão final revisada disponível hoje incorpora as sugestões recebidas durante o período para comentários públicos. As revisões incluem discussões adicionais sobre os dados usados e as recomendações apresentadas no relatório original. Além disso, alguns dos resultados de análise apresentados no relatório preliminar foram atualizados com base nos dados disponibilizados após a publicação da versão preliminar do relatório. O relatório para comentários públicos [PDF, 520 KB], que inclui um resumo e uma análise dos comentários recebidos sobre as descobertas do estudo, foi publicado em 9 de fevereiro de 2017.

A ICANN encomendou esse estudo em resposta a uma recomendação do GAC (Governmental Advisory Committee, Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais) para examinar o impacto técnico da delegação de novos gTLDs sobre a segurança e a estabilidade do sistema raiz do DNS. O relatório final deverá servir como contribuição para as discussões da comunidade sobre a futura expansão da zona raiz. As descobertas e recomendações também serão apresentadas para serem consideradas pela Diretoria da ICANN.

Revisões do Programa de novos gTLDs

O Programa de Novos gTLDs da ICANN permitiu a entrada de centenas de novos domínios de primeiro nível na zona raiz da Internet desde as primeiras delegações, em outubro de 2013. O estuda da CDAR faz parte de uma série de revisões abrangentes do programa que estão sendo realizadas em várias áreas, incluindo concorrência, confiança e escolha do consumidor, segurança e estabilidade, proteção de direitos, entre outras.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você digita um endereço em seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser exclusivo para que os computadores possam encontrar um ao outro. A ICANN ajuda a coordenar e administrar esses identificadores exclusivos em todo o mundo. A ICANN foi fundada em 1998 como uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma comunidade de participantes do mundo todo. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter a segurança, a estabilidade e a interoperabilidade da Internet. A ICANN também promove a concorrência e desenvolve políticas para o primeiro nível do sistema de nomes da Internet, além de facilitar o uso de outros identificadores exclusivos. Para obter mais informações, acesse: www.icann.org.