ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

Transição da supervisão das funções da IANA e encerramento do ano

2015 年 12 月 18 日
作者:

Este tem sido um ano de muita atividade para a comunidade no que tange ao trabalho da transição. O ano esteve cheio de momentos bons e momentos ruins e de desafios; um trabalho incrível de acordos, negociações e colaboração entre todas as partes interessadas. Com a iminente passagem do ano, essa é uma boa oportunidade para refletir sobre tudo o que foi conseguido e para pensar naquilo que ainda está pendente para o ano que vem.

Em março de 2014, iniciamos o trabalho de facilitar o processo de transição da supervisão da IANA, trabalhando com a comunidade para garantir que tivesse os recursos necessários para fazer seu trabalho. No começo deste ano, em maio de 2015, a NTIA contatou as comunidades que estavam trabalhando na proposta da transição para perguntar quanto tempo elas achavam que precisariam ainda para finalizar e implementar suas propostas. Com base nas contribuições e opiniões da comunidade, em agosto, a NTIA anunciou a extensão do contrato de 30 de setembro de 2015 para 30 de setembro de 2016, período que inclui o processo de revisão e aprovação pela NTIA e os prognósticos de implementação encaminhados pela comunidade. O Secretário Strickling colocou em destaque [PDF, 183 KB] os prazos em que a NTIA deverá receber as propostas finais para contar com tempo suficiente eles fazer seu trabalho. Considerando a data de vencimento de setembro de 2016 e considerando o prazo para a revisão pela NTIA e para a implementação da proposta, a comunidade tem trabalhado incansavelmente para finalizar suas propostas em janeiro.

Também nos últimos meses, nossa equipe de implementação, liderada por Akram Atallah, presidente da Divisão de Domínios Globais, iniciou a preparação administrativa para as ações de implementação necessárias, que contemplam a identificação de projetos com base nas atuais propostas, a criação de cronogramas de alto nível e o engajamento com a comunidade para compreender melhor suas necessidades quanto a relatoria e supervisão. Conforme foi comunicado à comunidade, estimamos que a implementação vai requerer quatro meses, no mínimo. Em colaboração com a comunidade, organizamos teleconferências mensais para tratar quaisquer alterações esperadas nos prazos fixados pela comunidade. Isto representa uma oportunidade útil para a comunidade trabalhar unida e para que seus integrantes se mantenham informados sobre o possível impacto de seu trabalho nos prazos estabelecidos pela comunidade.

Depois de todo o progresso feito na ICANN54, tanto o ICG quanto o CCWG-Prestação de Contas indicaram os prazos dentro dos quais esperam trabalhar. O ICG finalizou seu trabalho na ICANN54 em Dublin e forneceu informação atualizada de seu progresso e um documento proposto logo depois da finalização da reunião. O grupo está esperando que o CWG-Supervisão confirme o cumprimento de seus requisitos por parte do CCWG-Prestação de Contas, que, por sua vez, fixou um prazo rigoroso para remeter suas Recomendações para a Via de Trabalho 1 no final de janeiro de 2016, que incluiu a elaboração de uma Terceira Proposta Preliminar, a organização de um período de comentário público e a aprovação de suas Organizações Constitutivas.

O Board encaminhou um parecer inicial com base no relatório de resumo publicado em 15 de novembro, e já encaminhou seus comentários públicos completos acerca da Terceira Proposta Preliminar ao CCWG-Prestação de Contas para contribuir para cumprir os prazos. Por sua vez, as Organizações Constitutivas e muitos membros da comunidade têm trabalhado diligentemente para obter feedback no menor prazo razoavelmente possível. Enquanto o CCWG-Prestação de Contas trabalha durante janeiro, os objetivos fixados pelo CCWG-Prestação de Contas visam um equilíbrio entre as diferentes restrições quanto aos prazos, tanto dentro quanto fora da comunidade.

Embora as questões relativas aos prazos devam continuar sendo consideradas dentro do CCWG-Prestação de Contas, estamos trabalhando com a comunidade para cumprir os prazos necessários para que a NTIA possa tomar uma decisão em 2016 e agradecemos o CCWG pelo enorme esforço feito para tentar cumprir esses prazos. Não podemos colocar em risco a capacidade da ICANN de trabalhar com eficácia em relação aos identificadores da Internet só pelo fato de ter que cumprir estes prazos, mas faremos tudo o que for possível para ajudar ao CCWG a completar seu trabalho dentro desses prazos fixados.

O que acontecerá o próximo ano? O trabalho da comunidade para alcançar os próximos estágios já estará em andamento e esperamos apoiar a comunidade e seu labor. Desejamos deixar bem em claro que, enquanto o CCWG-Prestação de Contas analisa as contribuições decorrentes do período de comentário público, nós apoiamos os prazos estipulados pela comunidade com pessoal e recursos.

Como já muitos disseram antes, inclusive Steve e Fadi, é mais importante fazer isto corretamente do que fazê-lo rapidamente, enquanto todas as interdependências correspondentes são consideradas, entre elas, o contexto dos EUA e da NTIA. Por exemplo, enquanto eu escrevo isto, o Congresso dos EUA está por votar um projeto de lei ônibus de verbas, de 2.009 páginas, que limita a capacidade da NTIA de destinar fundos à cessão do contrato das funções da IANA antes de 30 de setembro de 2016 (o último dia do prazo do contrato em vigor). É preciso que lembremos disso, mas sem por isso deixar que isso desvie ou impulsione nosso processo.

Agradecemos à comunidade por seu enorme esforço e esperamos chegar a uma conclusão sobre a transição e alcançar este marco histórico todos juntos.

Authors

Theresa Swinehart

Theresa Swinehart

SVP, Global Domains & Strategy