ru

Mudanças na versão preliminar do Guia para Candidatos a novos gTLDs

9 января 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

O primeiro fórum para comentários sobre a versão preliminar do Guia do Candidato a novos gTLDs se encerrou. Esse período iniciou-se em 24 de outubro de 2008, e terminou após 76 dias, em 7 de janeiro, com publicação posterior do Guia em árabe, chinês, francês, russo e espanhol. A ICANN continuou recebendo e aceitando comentários em inglês até o prazo final de 7 de janeiro, levando em conta os feriados de final de ano.

O fórum recebeu mais de 300 comentários de participantes de 24 países diferentes. Entre os muitos participantes, tivemos indivíduos e organizações representando interesses em propriedade intelectual, proprietários de marcas e empresas, organizações de apoio da ICANN, integrantes do setor de nomes de domínio e governos.

“Esse nível de interesse e retorno sobre a versão preliminar do Guia mostra que o processo para comentários está dando certo. Todos os comentários e dúvidas serão examinados e respondidos”, disse Paul Levins, Diretor-Executivo e Vice-Presidente para Assuntos Corporativos.

A seguir, algumas das principais preocupações levantadas pela comunidade e que são evidentes:

  • Problemas de proteção de marcas e o impacto sobre proprietários de marcas
  • Considerações financeiras, incluindo taxas de avaliação, taxas de registro e procedimentos de restituição
  • Vários problemas referentes ao contrato de registro proposto, sobretudo controles de preço, separação entre registros/registradores, a administração de futuras mudanças contratuais, tratamento eqüitativo e outros
  • Comentários e dúvidas gerais sobre a expansão do primeiro nível e seu impacto sobre o mercado global, setores específicos e a estabilidade do sistema de nomes de domínio.

“Não há dúvida de que precisamos tratar essas e outras preocupações legítimas antes de abrir o processo de requerimento”, disse o Sr. Levins.

Os respondentes tinham a opção de comentar o Guia como um todo ou um de seus seis módulos. Pouco mais da metade (55%) decidiu comentar o Guia como um todo; o restante comentou módulos ou tópicos específicos. O quinto módulo, referente ao contrato básico entre novos registros e a ICANN, recebeu o maior número de comentários (cerca de 30%).

No momento as respostas estão sendo resumidas e avaliadas. No início de fevereiro publicaremos uma análise abrangente dos comentários.

“Faremos conferências em diversos locais do mundo para explicar melhor o Guia, as mudanças previstas e aprofundar o diálogo. Juntamente com o retorno obtido nesses e outros eventos de divulgação, o resumo e a análise fornecerão os subsídios à equipe da ICANN durante a próxima fase do desenvolvimento do programa, que é corrigir a atual versão do Guia”, acrescentou Levins.

“Eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer a todos os que contribuíram com suas respostas ao primeiro fórum público. A ICANN espera manter um diálogo produtivo sobre esse tema, que deve resultar em mudanças no processo de requerimento”, disse Levins.

Novos gTLDs e a Internet
Abertura. Mudança.
Inovação.

Após vários anos de discussão e reflexão, os domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) estão sendo ampliados. Eles oferecerão mais inovação, variedade de escolha e mudança para uma Internet global, que no momento é atendida por apenas 21 nomes de domínio genéricos de primeiro nível.

A ICANN elaborou uma versão preliminar de um Guia do Candidato e deu oportunidade para que o público a comentasse. A versão preliminar do Guia descreve processos para contestar requerimentos de gTLDs. Suas propostas passaram por um detalhado exame técnico para garantir a segurança e a estabilidade da Internet. Haverá uma taxa de avaliação, destinada apenas a cobrir os custos (despesas até o momento, processamento dos requerimentos e outros custos) e que será revista após a primeira rodada de requerimentos. A ICANN é uma corporação sem fins lucrativos, dedicada a coordenar o sistema de endereços da Internet. Se a receita obtida com as taxas exceder as despesas, a comunidade será consultada para decidir como esse excedente será usado.

Promover a concorrência e a variedade de escolha é um dos princípios que fundamentam a ICANN. Num mundo com 1,5 bilhão de internautas (número que aumenta a cada dia), a diversidade, variedade de opções e a inovação são essenciais. A Internet permitiu um enorme aumento na escolha, inovação e competição de idéias, e a expansão com novos gTLDs é uma oportunidade para mais.

Contatos com a imprensa:

Andrew Robertson
Edelman (Londres)
Tel.: +44 7921 588 770
E-mail:


andrew.robertson@edelman.com