Объявления ICANN

Читайте объявления ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

Mais solicitações de ccTLDs de IDNs da Índia passam corretamente avaliação de cadeias de caracteres

15 августа 2016

A ICANN tem o prazer de anunciar a avaliação com resultados positivos de mais quatro cadeias de caracteres de ccTLDs de IDNs para a Índia.

Para ver detalhes da avaliação bem-sucedida, veja esse link: http://www.icann.org/en/resources/idn/fast-track/string-evaluation-completion.

O Processo de Via Expressa de ccTLDs de Nomes de Domínio Internacionalizados (IDNs) foi aprovado pela Diretoria da ICANN na sua reunião anual em Seul, Coreia do Sul, em 3 de outubro de 2009. As primeiras solicitações foram recebidas a partir de 16 de novembro de 2009. O processo habilita países e territórios a enviar solicitações à ICANN relativas a ccTLDs de IDNs, em representação de seus respectivos nomes de países ou territórios em escritas diferentes da escrita latina. Os requerentes de ccTLDs de IDNs devem atender uma série de requisitos:

  • A escrita utilizada para representar os ccTLDs de IDNs deve ser não latina;
  • Os idiomas utilizados para expressar os ccTLDs de IDNs devem ser idiomas oficiais do país ou território pertinente; e
  • Atender um conjunto específico de requisitos técnicos.

Os processos de solicitação e avaliação compreendem três passos:

  • Preparação (pelo requerente do país / território): A comunidade deve alcançar consenso sobre qual será o ccTLD de IDN a ser solicitado, como será administrado e qual será a organização encarregada disso, além de preparar e colher todos os documentos de apoio requeridos. As solicitações e outros materiais úteis para o processo devem ser encaminhados através de um sistema online a: http://forms.icann.org/idn/apply.php.
  • Avaliação de cadeias de caracteres: As solicitações são avaliadas de acordo aos requisitos técnicos e linguísticos para os critérios sobre cadeia(s) de caracteres de ccTLDs de IDNs descritos acima.
  • Delegação de cadeias de caracteres: As solicitações que atenderem corretamente os critérios de avaliação de cadeias estarão qualificados para solicitar a delegação seguindo o mesmo processo da ICANN IANA utilizado para ccTLDs em caracteres ASCII. Os requerentes enviam solicitações de delegação de cadeias de caracteres ao e-mail da administração da zona raiz da IANA: root-mgmt@iana.org.

Com este anúncio, as solicitações de um total de 39 países/territórios passaram corretamente a fase de Avaliação de Cadeias de Caracteres. De todos esses, 36 países/territórios (representados por 46 ccTLDs de IDNs) são delegados na zona raiz do DNS, e o resto já está pronto para fazer a solicitação ou se encontra na fase de solicitar ativamente a delegação da cadeia. As informações atualizadas sobre o Programa de Via Expressa de IDNs vão continuar sendo publicadas no site do Processo de Via Rápida: https://www.icann.org/resources/pages/fast-track-2012-02-25-en.

A ICANN vai continuar aceitando solicitações de avaliação de novas cadeias para domínios de topo de códigos de país em caracteres não latinos para países e territórios que atenderem os requisitos do Processo de Via Expressa. Para fazer consultas sobre como participar, enviar e-mail a idncctldrequest@icann.org.