Skip to main content
Resources

Aditamento de RRA (Contrato entre Registros e Registradores)

Esta página também está disponível em:

Por favor, observe que a versão em inglês de todo o conteúdo e dos documentos traduzidos são versões oficiais e que as traduções em outras línguas são apenas para fins de informar.

Os operadores de registro devem notificar a organização da ICANN sobre qualquer revisão em Contratos entre Registros e Registradores (RRAs), conforme definido na seção 2.9 (a) do Contrato Básico de Registro de gTLDs

A organização da ICANN desenvolveu um processo com base no Procedimento de Aditamento de RRA (Contrato entre Registros e Registradores) que permite que os operadores de registro notifiquem a organização da ICANN sobre aditamentos propostos aos RRAs. O processo descrito abaixo inclui orientações sobre a documentação necessária e como as notificações serão processadas.

A organização da ICANN desenvolveu um processo independente para os operadores de registro enviarem aditamentos aos RRAs, a fim de incluir o texto aprovado do Especificação Temporária para os dados de registro de gTLDs (Termos Modelo). Os aditamentos que incorporam os Termos Modelo devem ser enviados em uma notificação separada e seguirão um processo simplificado de revisão e aprovação. Veja mais informações na Procedimento de Aditamento de RRA (Contrato entre Registros e Registradores) para ser usado com a Especificação Temporária para os dados de registro de gTLDs.

Recursos

Processo de Aditamento ao RRA

Veja a seguir instruções gerais para enviar solicitações de aditamento ao RAA Veja mais informações na Procedimento de Aditamento de RRA (Contrato entre Registros e Registradores).

Embora não seja obrigatório, a organização da ICANN recomenda agendar uma teleconferência de consulta para revisar os aditamentos propostos e tirar todas as suas dúvidas sobre o processo. Para agendar a consulta, abra um caso de consulta geral no Portal de serviços de nomes.

  • Enviar Solicitação de Aditamento ao RRA - para iniciar esse processo, abra um caso de Aditamento ao Contrato entre Registros e Registradores (RRA) por meio do Portal de serviços de nomes. Você precisará enviar dois documentos para análise da organização da ICANN:

    • Versão com marcação de alterações do RRA existente, indicando as mudanças propostas
    • Carta de apresentação descrevendo as alterações propostas

    Depois do envio, a organização da ICANN verificará se os documentos estão completos

  • Definição de relevância (duração esperada: 15 dias corridos) - A organização da ICANN definirá se as alterações solicitadas são irrelevantes, possivelmente relevantes e/ou relevantes conforme mencionado na Seção 2.9 do Contrato de Registro. Caso as alterações sejam consideradas relevantes ou possivelmente relevantes, a organização da ICANN fará uma análise abrangente, conforme a descrição abaixo. Caso as alterações sejam consideradas irrelevantes, a análise abrangente não será feita, e a organização da ICANN notificará você sobre as etapas finais do processo.
  • Análise abrangente: Análise do Grupo de interesse de registradores e da organização da ICANN (a duração esperada não costuma ser maior de 21 dias) - Caso as alterações propostas sejam relevantes ou possivelmente relevantes, a organização da ICANN encaminhará a versão com marcação de alterações propostas ao RRA e uma carta de apresentação para análise do Grupo de interesse de registradores (RrSG). A organização da ICANN conduzirá a análise interna em paralelo. Durante o período de análise, se houver alguma preocupação do RrSG ou da organização da ICANN, a organização da ICANN organizará uma consulta entre o operador de registro e o RrSG, se for o caso, para abordá-las e resolvê-las.
  • Determinação final - A organização da ICANN aprovará ou rejeitará as alterações propostas. Caso a organização da ICANN aprove as alterações propostas, espera-se que o operador de registro solicitante encaminhe os RRAs emendados aos registradores. Caso rejeite as alterações propostas, a organização da ICANN informará ao operador de registro solicitante e fornecerá uma justificativa para a rejeição.
Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."