ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Destaques da estratégia da LAC em 2016

19 January 2017
By

Noticias destacadas de la Estrategia de LAC 2016

A estratégia da LAC progrediu consideravelmente em 2016. Apresentamos um estudo [PDF, 3.7 MB] que ajudou a identificar os pontos fortes e fracos do setor do sistema de nomes de domínio (DNS) em nossa região, lançamos oficialmente o Observatório latino-americano do DNS, realizamos quatro edições do LAC-i-Roadshow e apresentamos o projeto Sustentabilidade e inclusão para a governança da Internet (SusInGI).

Como sempre, nossa prioridade é desenvolver esses projetos junto com os membros da nossa comunidade latino-americana e caribenha (LAC). A estratégia da LAC tornou-se uma baliza para a participação regional e dá oportunidades a iniciantes.

Durante o período de três anos da estratégia da LAC, 53 membros da comunidade participaram de um ou mais projetos. No ano passado, recebemos 13 novos participantes.

Eu gostaria de resumir alguns dos projetos que mais se destacaram em 2016.

Estudo de mercado do DNS na América Latina e Caribe

O Estudo de mercado do DNS na América Latina e Caribe [PDF, 3.7 MB] identifica os pontos fortes e fracos do ecossistema do setor na região. Ele também contém recomendações para o avanço do setor e para explorar possíveis oportunidades. O estudo foi realizado pelo Oxford Information Labs, pela associação de domínios de primeiro nível com códigos de países da América Latina e Caribe (LACTLD), pelo EURid (gestor de registros de .eu e .ею) e pela InterConnect Communications.

Publicamos a versão preliminar inicial dos comentários públicos. Uma versão final que contém feedback da comunidade será publicada em breve.

Observatório latino-americano do DNS

O Observatório latino-americano do DNS foi oficialmente lançado durante o III Fórum do DNS da LAC, realizado na República Dominicana em agosto de 2016. O observatório estabelece um ponto de medição regional para parâmetros de protocolo técnico do DNS. Os objetivos são aumentar o conhecimento dessa tecnologia crítica e medir a adoção de novas tecnologias e a conformidade com as normas.

O coordenador do projeto, Hugo Salgado, do NIC Chile, apresentou o primeiro relatório do observatório.

LAC-I Roadshows

Os LAC-i-Roadshows nos possibilitam promover o envolvimento em toda a região sobre os principais tópicos relacionados à infraestrutura essencial do DNS. Entre os itens da pauta, estavam incluídos a transição para o protocolo da Internet versão 6 (IPv6), o impacto do programa de novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) e a segurança, estabilidade e flexibilidade (SSR). Em 2016, começamos a incluir tempo na pauta para que a comunidade local discuta tópicos locais relativos à governança da Internet.

A cada ano, o LAC-i-Roadshow viaja a diversas partes da região da LAC. Em 2016, mais de 130 participantes estiveram presentes nos nossos quatro eventos:

  • México e América Central: Tegucigalpa, Honduras – 20 de abril
  • Ilhas do Caribe: Philipsburg, St. Maarten – 24 de outubro
  • América do Sul: Buenos Aires, Argentina – 29 de novembro
  • Região andina: Quito, Equador – 15 de dezembro

SusInGI: sustentabilidade e inclusão para a governança da Internet

SusInGI é um projeto de desenvolvimento de capacidades criado no Uruguai pela ICANN e pela Anilla Cultural Latinoamérica-Europa. O projeto visa aprofundar e expandir o envolvimento da academia na governança da Internet na região da LAC. Em 2016, a SusInGI progrediu significativamente em direção a esse objetivo.

A SusInGI foi selecionada como projeto cooperativo a ser apresentado na conferência deste ano do Centro de tecnologia da informação para líderes administrativos (TICAL 2016). A TICAL é principal conferência regional da LAC para gestores de tecnologias da informação e comunicações. O projeto da SusInGI impressionou os acadêmicos do México, Colômbia, Brasil, Peru, El Salvador e Uruguai que participaram, incentivando, assim, o apoio na região.

O primeiro Webinar da SusInGI contou com mais de 80 participantes (professores, alunos, pesquisadores e outros) de 15 países.

Recentemente, foi criado um conselho acadêmico para orientar os próximos passos da SusInGI. A função do conselho é determinar o escopo do projeto e estabelecer o plano de estudos dos cursos de desenvolvimento de capacidades.

Fique ligado! Em breve, divulgaremos o relatório “Retrospectiva 2016 da LAC”, que conterá infográficos com dados que mostram nosso progresso. Ele apresentará mais destaques do trabalho de nossa estratégia da LAC na América Latina e Caribe. (Leia a “Retrospectiva 2015 da LAC" [PDF, 4.8 MB].)

Authors

Rodrigo Saucedo

Rodrigo Saucedo

Stakeholder Engagement Director, Andean Region and LAC Strategic Initiatives