ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Primeira renovação da KSK da raiz concluída

15 October 2018

In addition to the U.N. six languages, this content is also available in

LOS ANGELES – 15 de outubro de 2018 – A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) constatou que a primeira mudança da chave criptográfica que ajuda a proteger o DNS (Sistema de Nomes de Domínio) foi concluída com problemas mínimos na Internet global. A chave foi alterada pela primeira vez desde que começou a ser usada, em 2010.

Depois de uma avaliação dos dados disponíveis, parece que não há um número significativo de usuários finais da Internet que tenham sido afetados de forma negativa e persistente pela mudança da chave.

Os poucos problemas que surgiram foram resolvidos rapidamente, e nenhum deles indica falhas sistêmicas próximas ao mínimo exigido (conforme definido pela comunidade da ICANN) para a reversão da renovação. Nesse contexto, a mudança para a nova chave de assinatura de chaves, conhecida como KSK 2017, foi um sucesso.

No momento, não há indicações de que seja necessário reverter a renovação, e a ICANN passará para a próxima etapa do processo: desativar a KSK antiga, conhecida como KSK 2010, durante a próxima cerimônia de chaves, no primeiro trimestre de 2019.

"A implementação bem-sucedida da infraestrutura necessária para renovar a chave da zona raiz demonstrou que é possível atualizar a chave de forma global", conta David Conrad, CTO da ICANN. "Também aprendemos bastante, e isso nos ajudará nas próximas renovações da chave".

A decisão final de renovar a chave de assinatura de chaves (KSK) da zona raiz foi tomada por Göran Marby, presidente e CEO da ICANN, depois de analisar os resultados dos trabalhos da ICANN e de outros, especialmente a comunidade técnica do DNS (Sistema de Nomes de Domínio). Esses resultados aconteceram graças ao trabalho significativo de difusão global, com consultas à comunidade da ICANN, e depois de análises abrangentes dos dados disponíveis.

Com a aprovação final, a ICANN implementou a resolução de 16 de setembro da Diretoria da ICANN. Essa resolução dizia que a organização deveria colocar o plano revisado em prática, ou seja, alterar ou renovar a chave da raiz do DNS em 11 de outubro de 2018.

Para saber mais sobre a renovação da KSK, acesse o site dedicado, que é a principal fonte de informações sobre o assunto: http://www.icann.org/kskroll

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você precisa digitar um endereço (um nome ou um número) no computador ou em outro dispositivo. Esse endereço deve ser exclusivo para que os computadores possam se encontrar. A ICANN ajuda a coordenar e administrar esses identificadores exclusivos em todo o mundo. A ICANN foi fundada em 1998 como uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma comunidade de participantes do mundo todo.