Skip to main content

Convocação de voluntários para a equipe de revisão do Serviço de Diretório de Registros (antigo WHOIS)

Esta página também está disponível em:

PRAZO – As candidaturas para a equipe de revisão do Serviço de Diretório de Registro (RDS) devem ser enviadas até 20 de março de 2017, 23h59 UTC.

A ICANN está buscando voluntários para trabalhar na segunda revisão do Serviço de Diretório de Registros (antigamente conhecida como revisão do WHOIS). Os interessados devem preencher as seguintes informações no modelo fornecido:

  • Um currículo, detalhando trabalhos e/ou experiências acadêmicas relevantes, bem como conhecimentos sobre o assunto.
  • Sua motivação para querer trabalhar na equipe de revisão e o que você tem a oferecer
  • Especificar a organização de apoio (SO) ou o comitê consultivo (AC) que você gostaria que analisasse sua candidatura

Os candidatos devem enviar o material de candidatura para reviews@icann.org até 20 de março de 2017, 23h59 UTC.

Todas as candidaturas e os materiais de apoio serão publicados na Wiki do RDS como forem recebidos.

Proposta de escopo limitado

Discussões recentes entre a liderança das organizações de apoio e os comitês consultivos (SO/AC) da ICANN e o Grupo de Trabalho da Diretoria sobre o Serviço de Diretório de Registros destacaram preocupações com a carga de trabalho esperada e a disponibilidade da comunidade com todas as atividades relacionadas ao WHOIS que estão em andamento. Para resolver essas preocupações e garantir que a revisão seja realizada com eficiência e eficácia, os líderes das organizações de apoio e dos comitês consultivos estão considerando a proposta de limitar o escopo e o cronograma desse trabalho. A proposta atual pediria que a equipe de revisão limite seu trabalho à realização de uma investigação dos resultados da implementação das recomendações da equipe de revisão do WHOIS anterior.

Mais detalhes sobre esse escopo limitado serão publicados depois do encontro ICANN 57 em Hyderabad.

Seleção da equipe de revisão

De acordo com o novo Estatuto, cada SO/AC terá a oportunidade de indicar até sete candidatos para participar da equipe de revisão. O nome do candidato será apresentado apenas ao SO/AC escolhido. Depois da conclusão do processo de indicação pelos SOs/ACs, os líderes dessas organizações conduzirão o processo de seleção para a equipe de revisão de acordo com os requisitos de expertise e diversidade (geográfica e de gênero) especificados. A equipe pode conter até 21 membros, além de um membro da Diretoria da ICANN (designado pela própria Diretoria).

Cronograma

Publicação da convocação de voluntários 28 de outubro de 2016
Prazo para se candidatar para a equipe de revisão 20 de março de 2017

Dedicação de tempo

Os candidatos devem estar preparados para dedicar tempo ao processo de revisão. O trabalho da equipe de revisão deve incluir teleconferências regulares (algumas delas talvez não sejam realizadas durante o horário comercial em todos os fusos horários) e possivelmente até três encontros presenciais, cada um com duração de dois a três dias.

Dentro da proposta de escopo limitado, a equipe de revisão pode precisar concluir o trabalho dentro de seis meses a partir do primeiro encontro.

Compensação

Os membros da equipe de revisão não receberão compensação da ICANN pelo serviço prestado. No entanto, os custos de viagens, refeições e hospedagem para que os membros da equipe de revisão participem de seus encontros será reembolsado mediante solicitação e de acordo com as diretrizes de apoio a viagens da comunidade da ICANN.

Responsabilidades

  • Participar da elaboração dos documentos de criação da equipe de revisão;
  • Selecionar indicadores de desempenho e referências apropriados;
  • Considerar comentários públicos, da comunidade e da Diretoria e incorporá-los às recomendações da equipe, conforme apropriado;
  • Definir se são necessários dados ou análises adicionais e, caso sejam, participar da seleção do provedor;
  • Fornecer atualizações oportunas à comunidade sobre o status do trabalho da equipe de revisão;
  • Analisar as constatações;
  • Chegar a conclusões com base nas constatações, desenvolver recomendações úteis e viáveis;
  • Orientar a priorização das recomendações e a definição dos resultados desejados;
  • Publicar o relatório preliminar da equipe para análise e comentários públicos;
  • Fornecer um relatório final da equipe; e
  • Designar membros da equipe para participar do trabalho de planejamento da implementação depois da entrega do relatório final

Habilidades e experiência

Para formar uma equipe de revisão bem equilibrada, a ICANN busca membros que tenham as seguintes habilidades e experiências:

  • Ter participado da primeira equipe de revisão do WHOIS ou ter contribuído ativamente com seu trabalho
  • Ter participado do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre os Serviços de Diretório
  • Familiaridade com as operações do DNS (Sistema de Nomes de Domínio)
  • Familiaridade com a coleta de dados de registrantes de WHOIS, a conformidade e o gerenciamento de serviços de diretório
  • Familiaridade com a tradução e transliteração de informações de contato do WHOIS
  • Familiaridade com o procedimento da ICANN para a resolução de conflitos de WHOIS com as leis de privacidade
  • Familiaridade com malware, vetores de violações e suas resoluções, e crimes cibernéticos
  • Familiaridade com o processo de isenção de retenção de dados de WHOIS

A composição da equipe de revisão, dependendo da expertise e das habilidades necessárias, terá o objetivo de conseguir:

  • Diversidade geral, especialmente:
    • Geográfica e
    • de gênero.

Atributos desejáveis

Os candidatos devem ter os seguintes atributos profissionais e pessoais:

  • Entendimento da comunidade de múltiplas partes interessadas
  • Espírito de equipe, capacidade de adaptação, busca do consenso
  • Disposição de aprender
  • Disposição de contribuir
  • Capacidade de pensar de forma objetiva, deixando de lado opiniões pessoais e preconceitos
  • Habilidades analíticas

Metodologia, orçamento e suporte

A ICANN fornecerá à equipe de revisão um orçamento claramente definido no início do trabalho. Ao longo da revisão, a equipe deverá gerar relatórios periódicos sobre seu progresso com relação ao cronograma e ao orçamento planejados. Um escopo claro e focado para a revisão também deverá ajudar a equipe com a priorização de recomendações a fim de otimizar os recursos limitados da ICANN (tempo e orçamento).

A ICANN oferecerá apoio organizacional à equipe de revisão. Esse apoio pode inclui assistência com o gerenciamento de projetos, a organização de trabalhos, documentos e atividades, bem como o compartilhamento de ferramentas e práticas recomendadas para a realização de uma boa revisão.

O idioma de trabalho da equipe de revisão é inglês. Os principais comunicados e documentos serão traduzidos de acordo com as políticas dos serviços linguísticos da ICANN.

Histórico

As revisões da comunidade são um mecanismo importante para colocar em prática as obrigações da ICANN definidas no novo Estatuto, que entrou em vigor em 1° de outubro de 2016.

  • Garantir a responsabilidade, a transparência e os interesses dos usuários de Internet de todo o mundo;
  • Manter a segurança, a estabilidade e a resiliência do DNS;
  • Promover a concorrência, a confiança e a escolha do consumidor;
  • Política do Serviço de Diretório de Registros (WHOIS).

Essas revisões específicas substituem as revisões obrigatórias sob a Afirmação de Compromissos (AoC). Os objetivos específicos da revisão do Serviço de Diretório de Registros são analisar a eficácia do WHOIS e se sua implementação atende às necessidades legítimas de manutenção da ordem pública, promovendo a confiança do consumidor e protegendo os dados de registrantes.

A primeira revisão de WHOIS foi realizada sob a AoC e concluída em 2012. O Relatório Final da primeira equipe de revisão foi enviado à Diretoria da ICANN em 11 de maio de 2012. A Diretoria aprovou o relatório e as recomendações, inclusive o plano de implementação, em 8 de novembro de 2012. Para saber mais sobre o status das atividades de implementação da primeira equipe de revisão de WHOIS, acesse a Wiki de implementação de WHOIS.

Outros materiais

Apresentação da convocação de voluntários do RDS

Contato

Se tiver dúvidas, entre em contato com Margie Milam ou Karen Mulberry pelo e-mail reviews@icann.org.


More Announcements
Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."