Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Dez fatos que você não sabia sobre o Panamá

26 juin 2018
Par Kimberly Enger

null

 

  1. O chapéu Panamá é, na verdade, do Equador — o nome dele é baseado no fato de que os chapéus passavam pelo Panamá a caminho de outros destinos no mundo todo.
    Por volta de 1840, milhares desses chapéus tropicais eram enviados do Equador para o Panamá. Ele se tornou ainda mais popular quando o presidente americano Theodore Roosevelt foi fotografado usando esse chapéu enquanto inspecionava a construção do Canal do Panamá, em 1906.

  2. Geólogos acreditam que a formação do istmo do Panamá — uma faixa de terra estreita que liga a América do Norte e a América do Sul — é um dos eventos geológicos mais importantes da história do planeta.
    Há três milhões de anos, a formação de uma ponto de terra entre os dois continentes fez com que as correntes do Atlântico e do Pacífico mudassem totalmente de direção, criando os padrões de correntes oceânicas que vemos hoje. Outro resultado disso foi que as plantas e os animais puderam migrar mais facilmente de um continente para o outro.

  3. Mais de um milhão de embarcações já passaram pelo Canal do Panamá desde sua inauguração, em 1914.
    Construído entre 1904 e 1914 pelo corpo de engenheiros do exército dos Estados Unidos, o Canal do Panamá é uma das maiores obras de engenharia do mundo. Um sistema de travas ergue as embarcações a 26 metros acima do nível do mar durante um trajeto de 77 km ao longo do canal. Cerca de 14.000 navios passam pelo canal todos os anos.

  4. A tarifa mais baixa cobrada para atravessar o Canal do Panamá foi US$ 0,36 — paga pelo aventureiro Richard Halliburton, que atravessou o canal a nado em 1928.
    Todas as embarcações que usam o canal pagam uma tarifa com base no tipo de navio, no tamanho dele e na carga transportada. Richard Halliburton recebeu permissão para atravessar o canal a nado, um feito que levou 10 dias, ou 50 horas a nado, para ser concluído. Halliburton pagou a menor tarifa de todos os tempos, US$ 0,36, que foi baseada no seu peso.

  5. Em 31 de dezembro de 1999, os Estados Unidos cederam a jurisdição do Canal do Panamá — isso marcou a primeira vez em seus quase 100 anos de história como um país independente que o Panamá teve controle total de tudo incluído dentro das suas fronteiras nacionais.
    Os Tratados Torrijos-Carter, de 1977, deram início à transferência. Os Estados Unidos e o Panamá controlaram o canal juntos de 1977 a 1999. Um pouco antes do final do século XX, o Panamá assumiu a soberania sobre o canal, um momento marcante para a história do país.

  6. A região de Darién, no Panamá, é a única interrupção na Rodovia Pan-americana, a mais longa do mundo. Essa rodovia tem quase 48.000 km e se estende do Alasca ao norte da Argentina.
    A região de Darién é uma floresta tropical densa entre o Panamá e a Colômbia que se estende do norte ao sul, e tem de 60 a 80 km de largura. A floresta é quase impenetrável — só é possível atravessar essa região a barco.

  7. O Biomuseo da Cidade do Panamá, que mostra as contribuições do Panamá para a biodiversidade do planeta, é a única estrutura na América Latina projetada pelo arquiteto Frank Gehry.
    As florestas tropicais do Panamá estão entre as mais biologicamente diversificadas do mundo. O Biomuseo, inaugurado em outubro de 2014, mostra como a história do Panamá afetou o cenário ecológico da hemisfério ocidental.

  8. A Cidade do Panamá tem uma floresta tropical dentro dela
    O Panamá tem a maior floresta tropical do hemisfério ocidental, que perde em tamanho apenas para a região amazônica. Na Cidade do Panamá, o Parque Natural Metropolitano de Panamáinclui 265 hectares (655 acres) de floresta tropical com trilhas para caminhadas, uma das atrações preferidas daqueles que querem conhecer as belezas naturais deste país.

  9. O Panamá abrange cinco locais tombados como Patrimônios Mundiais pela UNESCO — dois reconhecidos pela sua importância cultural e dois pela sua importância natural.
    Fundado em 1519, o Panamá Viejo é a colônia europeia mais antiga na costa do Pacífico nas Américas, e foi a primeira capital do Panamá. Portobelo-San Lorenzo são fortes militares construídos pelos espanhóis no lado caribenho do Panamá e contêm exemplares excelentes da arquitetura bélica dos séculos XVII e XVIII. Três locais naturais também são incluídos na lista: O Parque Nacional de Coiba, com uma zona especial de proteção da vida marinha, o Parque Nacional de Darién, e seus diversos habitats, e as Reservas Talamanca Range-La Amistad /Parque Nacional de La Amistad, na fronteira com a Colômbia.

  10. Em 10 de outubro de 2017, o Panamá se qualificou para a Copa Mundial da FIFA de 2018 — a primeira vez que o país se qualificou para participar desse torneio.
    Para se qualificar, o Panamá derrotou a Costa Rica por 2 a 1, na Cidade do Panamá. Essa vitória, combinada à derrota dos Estados Unidos para Trinidad e Tobago, fez com que os Los Caneleros (homens do canal) chegassem à Copa Mundial. No dia seguinte, Juan Carlos Valera, presidente do Panamá, declarou um feriado nacional para comemorar.

Authors

Kimberly Enger