Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

O espírito de Fellowship

27 juillet 2017
Par Janice Douma Lange

null

Em 25 de junho de 2017, no ICANN 59, os ex-participantes do programa de Fellowship se reuniram em Johanesburgo, África do Sul, para celebrar o décimo aniversário do programa.


Última parte de uma série de quatro publicações (leia a parte um, a parte dois e a parte três)

Risos, músicas e conversas encheram o ambiente no domingo à noite em Johanesburgo, quando mais de 100 ex-participantes do programa e outros membros da comunidade, da diretoria e da organização da ICANN se reuniram para celebrar 10 anos de sucesso do Programa de Fellowship da ICANN. Pensando no futuro, é hora de tomar medidas sobre as principais conclusões e itens de ação da pesquisa do programa de Fellowship. Nosso foco será ampliar ainda mais a diversidade na comunidade da ICANN, identificando as lacunas existentes no nosso modelo multissetorial em relação a regiões, setores, gêneros, serviços profissionais e comunidades desfavorecidas.

Isso vai muito além de preencher vagas. Precisamos de voluntários que possam avançar o trabalho da ICANN. Quem são essas pessoas especiais? São especialistas em suas áreas e entendem a comunidade, as necessidades e os desafios regionais. Elas compartilham a paixão por melhorias contínuas no espaço de governança da Internet, em questões relacionadas a políticas, técnica e segurança, dentro da pauta da ICANN. O mais importante é que elas entendem o trabalho difícil que deverão realizar e, mesmo assim, queiram fazer parte da solução.

Um ponto importante para atrair e manter voluntários é fazer a integração, a orientação e o treinamento deles, um dos focos do Programa de Fellowship nos últimos quatro anos. Combinamos ex-participantes experientes do programa de Fellowship com participantes novos no programa e, muitas vezes, novos também no espaço da ICANN. Eles trabalham em equipes durante seis semanas antes do encontro, recebem orientação durante o encontro e continuam conversando e se apoiando depois do encontro. Esse método está funcionando. Percebemos um aumento no número de pessoas que entram, permanecem e participam ativamente das comunidades, dos grupos de trabalho e das equipes de revisão da ICANN.

Agora que estamos concluindo essa série de quatro partes que celebra o espírito real do Programa de Fellowship, gostaríamos de destacar os ex-participantes que entraram na organização da ICANN, apoiando o trabalho da comunidade.

  • Mario Aleman (Fellow em 2014/ICANN49) – Coordenador de operações da secretaria, apoio ao desenvolvimento de políticas
  • Yaovi Atohoun (Fellow em 2009/ICANN36) – Gerente de operações e participação de partes interessadas, África
  • Fahd Batayneh (Fellow em 2008/ ICANN32) – Gerente de participação de partes interessadas, Oriente Médio
  • Albert Daniels (Fellow em 2007/ICANN29) – Gerente sênior de participação de partes interessadas, Caribe
  • Amr Elsadr (Fellow em 2009/ICANN36) – Gerente de políticas, apoio ao desenvolvimento de políticas
  • Sarmad Hussain (Fellow em 2008/ICANN31) – Diretor de programas de IDN
  • Rodrigo de la Parra (Fellow em 2007/ICANN29) – Vice-presidente de participação global de partes interessadas, América Latina e Caribe / Diretor executivo em Montevidéu, para a região da América Latina e Caribe
  • Rodrigo Saucedo Linares (Fellow em 2010/ICANN37) – Iniciativas estratégicas – Gerente sênior para América Latina e Caribe
  • Siranush Vardanyan (Fellow em 2008/ICANN31) – Gerente do Programa de Fellowship, apoio à responsabilidade pública

Se quiser receber informações sobre como participar do Programa de Fellowship ou se quiser fazer algum comentário, escreva para fellowships@icann.org.

Authors

Janice Douma Lange