Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Novos gTLDs – Equipe de Revisão de Concorrência, Confiança e Escolha do Consumidor: Atualização e próximas etapas – ICANN59

14 juillet 2017
Par Drew Bagley, Jordyn Buchanan, Laureen Kapin et Jonathan Zuck

A equipe de revisão de concorrência, confiança e escolha do consumidor (CCT-RT) realizou dois dias de reuniões presenciais no ICANN59 em Johanesburgo. A equipe se reuniu com um subconjunto da Diretoria e com vários grupos de partes interessadas da ICANN para contar novidades sobre seu progresso e suas reações aos comentários públicos recebidos sobre seu relatório preliminar.

Quais foram as três maiores conquistas do encontro?

A equipe de revisão:

  1. Analisou os resultados do relatório intermediário sobre abuso no DNS (Sistema de Nomes de Domínio), depois de uma apresentação feita pelos autores de tal relatório, que será incorporada em uma nova seção dedicada, conforme apropriado.
  2. Concordou em apresentar todas as seções novas do relatório para comentários públicos.
  3. Desenvolveu e chegou ao consenso sobre uma metodologia para a atualização do relatório preliminar.

Principais conclusões do relatório intermediário do estudo sobre abuso no DNS (Sistema de Nomes de Domínio) apresentadas ao CCT-RT no ICANN59

  • O número de abusos (ou o número absoluto de domínios que sofreram abuso) demonstra níveis relativamente constantes de abuso técnico em gTLDs antigos e uma tendência crescente de abusos em novos gTLDs. Isso inclui hospedagem de malware, comandos e controle de botnet, spam em massa e phishing.
  • Com algumas exceções e picos, os índices de abuso gerais em novos gTLDs, baseados em uma taxa de "domínios abusados por 10.000", tendem a ser menores que em gTLDs antigos. As tendências dos níveis de abuso em gTLDs novos e antigos parece chegar a níveis similares até o final de 2016, o que sugere que os criminosos cibernéticos podem estar migrando para novos gTLDs.
  • Os níveis de spam em novos gTLDs superam os de gTLDs antigos em meados de 2015 e continuam aumentando. Os níveis de spam em gTLDs antigos continuam relativamente estáveis.
  • Os domínios associados a serviços de privacidade e proxy não parecem estar correlacionados a níveis de abuso fora do normal.
  • Em relação à localização do registrador, os Estados Unidos e a China costumam estar associados aos maiores valores absolutos de abusos. Isso se deve, em parte, ao fato de que há mais registradores sediados nesses países. Quando o índice de abusos é calculado, Gibraltar assume um lugar desproporcionalmente alto no pódio.

A versão final do estudo sobre abusos no DNS deve ser entregue no final de agosto de 2017.

Quais são as próximas etapas para a equipe de revisão?

A CCT-RT vai:

  1. Atualizar o relatório preliminar, conforme apropriado, de acordo com os comentários públicos recebidos. A equipe avançou muito no ICANN59, ajustando as recomendações preliminares e detalhando suas lógicas e medidas de sucesso.
  2. Trabalhar em desenvolver novas seções do relatório incorporando os resultados do estudo sobre abusos no DNS, conforme apropriado. A equipe de revisão planeja apresentar essas novas seções do relatório para comentários públicos em agosto de 2017.

A ideia do CCT-RT é enviar o relatório final à Diretoria da ICANN antes do ICANN60.

Authors

Drew Bagley

CCTRT Vice Chair

Jordyn Buchanan

CCTRT Vice Chair

Laureen Kapin

CCTRT Vice Chair

Jonathan Zuck

CCTRT Chair