Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Revisões do Programa de novos gTLDs: coleta e análise de dados

8 juin 2015
Par

null

Quando a ICANN abrirá outra rodada de solicitação de novos gTLDs? A próxima rodada está no horizonte, mas primeiro a ICANN precisa se concentrar na execução de uma análise abrangente e multidimensional de como o Programa de novos gTLDs atendeu aos seus objetivos originais, um assunto sobre o qual eu já escrevi em janeiro de 2015.

As revisões do programa de novos gTLDs já estão em andamento. Estamos coletando e analisando dados de várias áreas da revisão, inclusive implementação do programa, mecanismos de proteção de direitos, e concorrência, confiança e escolha do consumidor.

Alguns marcos importantes até agora são a publicação de uma revisão da versão preliminar dos mecanismos de proteção de direitos (RPM) e o primeiro Estudo Global de Pesquisa do Consumidor sobre o Sistema de Nomes de Domínio.

Recentemente, publicamos um resumo dos comentários públicos [PDF, 1 MB] recebidos sobre o relatório preliminar de RPM [PDF, 1.3 MB]. Esses comentários públicos serão usados para atualizar o relatório preliminar que será publicado depois do ICANN53. Ele embasará possíveis discussões sobre políticas na GNSO, revisões do impacto do programa sobre a concorrência, confiança e escolha do consumidor, bem como a revisão do Centro de Informações de Marcas recomendada pelo GAC.

A pesquisa do consumidor, realizada pela Nielsen, mede o conhecimento do consumidor, a percepção de escolha do consumidor, a experiência e a confiança em relação aos domínios de primeiro nível existentes, inclusive novos gTLDs. Essa pesquisa fornece uma base de dados sobre atitudes do consumidor que permitirão que a ICANN faça avaliações comparativas em outra pesquisa, que será realizada dentro de um ano. Vocês podem ler mais sobre o Estudo Global de Pesquisa do Consumidor e encontrar materiais de apoio em nosso site.

Estamos nos preparando para o ICANN53, onde conversaremos sobre todas essas revisões e também sobre atualizações dos grupos da comunidade sobre seus trabalhos relacionados a futuras rodadas em uma sessão. Participem:

ICANN 53, Buenos Aires
Sessão: Revisões do Programa de Novos gTLDs
22 de junho de 2015
15h45 ART

Examinar o Programa de Novos gTLDs é essencial para abrir a Internet para futuras rodadas de novos gTLDs. A principal prioridade da ICANN é garantir a segurança, a estabilidade e a resiliência da Internet e temos o compromisso de investigar como os novos gTLDs afetam o Sistema de Nomes de Domínio. Também vamos analisar como esses novos domínios afetam o ecossistema de nomes de domínio e os usuários da Internet no geral. A participação da comunidade nessas revisões é essencial para que elas sejam bem-sucedidas. Participem!

É possível acompanhar o progresso da revisão e encontrar oportunidades de participar e fazer comentários públicos na página da Web das revisões do programa de novos gTLDs.

Authors

Karen Lentz

Karen Lentz

VP Policy Research & Stakeholder Programs