Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

APWG, APWG EU Dão as Boas-vindas à ICANN nos Comitês Gestores

3 juin 2015
Par Dave Piscitello

Quase 300 participantes da comunidade acadêmica e de pesquisas, governos e ONGs, além de organizações dedicadas à investigação de segurança comercial reuniram-se em Barcelona nos dias 26 a 29 de maio para participar do Simpósio de Pesquisas sobre Crimes Eletrônicos do APWG (Anti-Phishing Working Group, Grupo de Trabalho Antiphising) (eCrime 2015). O evento deste ano foi organizado pelo Banco Caixa no deslumbrante CaixaForum em Barcelona e com o maior número de participantes até o momento.

O programa do evento incluiu artigos de pesquisa aceitos, estudos de casos e apresentações de pesquisas, bem como painéis de especialistas que examinaram criptomoedas (por exemplo, BitCoin), ataques a dispositivos móveis, redes sociais, abuso de privacidade de dados e mensagens, reputação de domínios, resposta a incidentes (phishing), privacidade dos dados e compreensão de segurança. A abrangência do programa ilustra as diversas atividades cibernéticas que formam ou influenciam os crimes on-line baseados em impersonation e phishing.

Durante o evento, a ICANN foi formalmente indicada e aceita como membro do Comitê Gestor do APWG e do APWG EU. Tenho a satisfação de atuar como o representante da ICANN no comitê. Também fui convidado para falar em um painel para a discussão sobre o futuro da privacidade de dados e de programas de compreensão de segurança, incluindo o Stop. Think. Connect (Pare. Pense. Conecte-se).

Caixa Forum Panel

Em seu discurso de encerramento, o vice-presidente do Banco Caixa, Antonio Massanell, deus as boas-vindas à ICANN no APWG EU e agradeceu pela ICANN contribuir com seu conhecimento sobre governança da Internet e o setor de nomes de domínio para o APWG EU.

A ICANN e o APWG têm uma relação mutuamente produtiva desde 2007. A equipe de segurança participou do Comitê de Políticas da Internet do APWG e os membros do APWG foram aceitos no SSAC (Security and Stability Advisory Committe, Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade) da ICANN. Essa relação entre comunidades ajudou a melhorar a compreensão sobre as funções desempenhadas por nomes de domínio e endereços da Internet nos crimes cibernéticos, o que tem contribuído para moldar as políticas de múltiplas partes interessadas voltadas para reduzir a ocorrência de abuso no sistema de identificadores. A ICANN está feliz por assumir um papel formal no APWG e no APWG EU e espera poder colaborar com os grupos ainda mais no futuro.

Authors

Dave Piscitello