Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

A África se reúne para seu 3o IGF

9 juillet 2014
Par

null

Enquanto a poeira do grande encontro ICANN 50 baixa, a África vai até Abuja, Nigéria, para o 3o IGF da África. Com base nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) e na pauta da segunda fase da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação em Tunis (WSIS), o Fórum de Governança da Internet (IGF) é uma atividade liderada pela ONU que teve início em 2006. Trata-se de uma plataforma global para o diálogo sobre políticas com várias partes interessadas, abordando questões antigas e emergentes sobre governança da Internet, a fim de promover a sustentabilidade, solidez, segurança, estabilidade e o desenvolvimento da Internet.

Programado para 10 a 12 de julho de 2014 no Nicon Luxury Hotel, Abuja- Nigéria, esse evento com várias partes interessadas terá debates sobre questões críticas, relevantes e pertinentes ao continente. Elas fazem parte da revisão global da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS+10), realizada a cada 10 anos, sob uma perspectiva muito prática e relevante para os países, empresas, grupos técnicos e organizações da sociedade civil africana. O tema é: "Conectando continentes para aprimorar a governança da Internet com várias partes interessadas",", o mesmo tema do 9o IGF 2014, programado para Istanbul, Turquia, no fim de setembro.

Como sempre, o AflGF foi precedido por vários IGFs nacionais e sub-regionais na África, inclusive no Quênia, Nigéria, África do Sul e Moçambique, entre outros, desenvolvendo assim plataformas nacionais de MSM. Esses fóruns renovaram o trabalho colaborativo das partes interessadas em Internet na África, ajudando a fornecer um mecanismo coordenado para a participação de partes interessadas locais nos diálogos locais, regionais e globais sobre Governança da Internet, culminando em novas parcerias e coalizões na África. A cada ano (do Cairo a Nairóbi e agora Nigéria), o processo de programação se baseia nas lições aprendidas em encontros anteriores para tentar produzir a melhor experiência para as partes interessadas do IGF.

Depois do NetMundial, do ICANN 50, do anúncio histórico da NTIA e do WTDC, esperamos que o AfIGF 2014 tenha uma participação maior e mais ativa de instituições públicas, privadas, grupos setoriais, sociedades civis, órgãos profissionais, associações de comércio, universidades, governos, setor de ICT, usuários de Internet, além do público em geral e grupos de mídia. Acho que ele pode ser chamado de "semifinal da Copa do Mundo" em termos de encontros nessa temporada! Mais uma vez, seria bom analisar novamente a organização da secretaria atual (UNECA e AUC) com o objetivo de abri-la para aumentar a participação e o envolvimento da comunidade.

Alguns dos temas secundários sugeridos para debate são:

  1. Políticas para permitir o acesso
  2. Criação, disseminação e uso do conteúdo
  3. Internet como mecanismo para o crescimento e o desenvolvimento
  4. IGF e o futuro do ecossistema da Internet
  5. Aumentando a confiança digital
  6. Internet e direitos humanos
  7. Recursos críticos para a Internet
  8. Questões emergentes

O IGF da África vem logo depois do fórum de DNS da África, organizado no mesmo local de 7 a 9 de julho de 2014. Como sempre, a ICANN está apoiando os dois eventos, tanto financeiramente quanto nos principais Painéis. Da África, convidamos a todas as partes interessadas para participar conosco em Abuja, debatendo vários tópicos no espaço de DNS e Governança da Internet, essencial para a África.

A equipe da ICANN organizará um workshop no dia 10 de julho de 2014 antes do evento. Ele servirá para informar os resultados do encontro ICANN 50, com ênfase na transição da administração da IANA pela NTIA, no relatório do EWG (Grupo de Trabalho de Especialistas) sobre a próxima geração de Serviços de Diretório de Registro, e nos principais projetos de implementação da Estratégia Africana para o AF de 2015.

A África precisa continuar seu debate sobre questões de Governança da Internet e receberemos a todos calorosamente!


Bob Ochieng, Gerente da Participação de Partes Interessadas da África Oriental

Authors

Bob Ochieng

Bob Ochieng

Sr. Director, New gTLD Subsequent Procedures