Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Impulsionando o Modelo de Múltiplas Partes Interessadas da ICANN pelo Envolvimento da Comunidade

28 octobre 2013
Par

por David Olive, Vice-presidente para Apoio ao Desenvolvimento de Políticas

A delegação de quatro novos gTLDs marca uma nova era para a Internet. Também é um momento histórico para a ICANN, à medida que continuamos crescendo e nos adaptando. Em quinze anos de história, a ICANN adotou o modelo de múltiplas partes interessadas como uma estrutura para o desenvolvimento de políticas inclusivas e globais para a governança da Internet.

A ICANN reconhece o papel importante que nossa comunidade desempenha no modelo de múltiplas partes interessadas. Uma Internet em transformação exigirá a evolução da ICANN também e, com o tempo, isso terá um impacto na maneira como interagimos com a nossa comunidade. A participação ativa e informada da comunidade é essencial para o sucesso do modelo de múltiplas partes interessadas.

O compromisso da comunidade com o trabalho da ICANN é valioso e precisa ser respeitado e apoiado por processos e recursos que maximizam essas contribuições. Ao longo desse último ano, a equipe da ICANN trabalhou com a Diretoria para identificar meios e mecanismos que possam tornar as contribuições da comunidade mais eficientes e eficazes.

Expandindo a capacidade

Nosso trabalho de envolvimento da comunidade em expansão está sendo desenvolvido com base nos relacionamentos de parcerias que a equipe de Desenvolvimento de Políticas construiu nos últimos anos com comunidades individuais e com a adição de novas capacidades da equipe a fim de criar novos recursos. A equipe já começou a encontrar novas ferramentas para nossos esforços e atribuir mais recursos para:

  • Melhorar a entrega dos recursos atuais;
  • Expandir os canais de comunicação;
  • Melhorar o fluxo das comunicações;
  • Criar novos recursos internos; e
  • Aperfeiçoar/inovar os processos existentes.

Além disso, embora os esforços da organização como um todo ainda estejam em andamento para desenvolver uma estratégia abrangente de divulgação da ICANN, é importante dar às comunidades individuais algum apoio flexível imediato para iniciar ou continuar os esforços de divulgação direcionados que apoiam as estratégias de recrutamento ou de divulgação da comunidade específica. Alguns recursos sendo desenvolvidos atualmente pela equipe são:

  • Melhorias no fórum de comentário público — inovações tanto no processo quanto na usabilidade;
  • Desenvolvimento de novos mecanismos de apoio administrativos de caráter experimental; e
  • Implementar um programa piloto experimental de divulgação regional na comunidade.

Divulgando para a nossa comunidade

Em reconhecimento ao potencial que tal programa de divulgação regional pode ter contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento continuado da comunidade da ICANN, o Orçamento e Plano Operacional do AF de 2014, aprovado recentemente, aloca recursos para esforços de divulgação e desenvolvimento de capacidades na nossa comunidade em várias regiões. A equipe foi direcionada para desenvolver um Programa Piloto de Divulgação Regional na Comunidade que incluirá uma implementação consistente e uma avaliação rigorosa.

O programa piloto estará disponível para as cinco Organizações Regionais At-Large e os grupos constituintes da GNSO não contratados. Os líderes comunitários delinearam vários benefícios importantes que podem ser obtidos por meio de uma abordagem programada para a divulgação global:

  • Desenvolvimento de conscientização local/regional e recrutamento de novos membros da comunidade;
  • Envolvimento mais eficaz com os atuais membros e/ou "reativação" de membros da comunidade envolvidos anteriormente; e
  • Comunicação da missão e dos objetivos da ICANN para novos públicos.

O programa será implementado de maneira transparente e colaborativa — envolvendo líderes da comunidade e importantes membros da equipe nas equipes de Desenvolvimento de Políticas, Envolvimento Global de Múltiplas Partes Interessadas, Deslocamento de Grupos Constituintes e Finanças. Critérios, inscrições e avaliações estarão disponíveis em um espaço de trabalho Wiki dedicado para a comunidade.

Um compromisso duradouro

A apenas algumas semanas do ICANN 48, em Buenos Aires, os preparativos já estão em andamento para garantir que nossa comunidade tenha as informações e os recursos necessários. Para saber mais sobre o envolvimento da comunidade na ICANN e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento de políticas, incentivamos que nossa comunidade participe do Seminário na Web sobre Atualização de Políticas, que será realizado em 7 de novembro.

Duas sessões — às 12:00 UTC e às 19:00 UTC — abordarão tópicos como Credenciamento de Serviços de Privacidade e Proxy, Whois Thick, Proteções de Identificadores de IGO/INGO em gTLDs, um resumo sobre consultorias do SSAC, uma atualização do Conselho de Endereços da ASO e muito mais. Para participar, envie um RSVP por e-mail para a Secretaria da GNSO (gnso.secretariat@gnso.icann.org) para receber as informações sobre a chamada da sessão que você preferir.

A participação da comunidade é a essência do desenvolvimento de políticas. A ICANN está comprometida em fornecer à nossa comunidade as ferramentas e os serviços para contribuir. Por meio de uma função avançada de envolvimento, a ICANN continua impulsionando o modelo de múltiplas partes interessadas.

Authors

David Olive

David Olive

SVP, Policy Development Support & Managing Director - Washington, D.C.