Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Prorrogado período para comentários sobre o Guia do Candidato a novos gTLDs, com publicação de mais memorandos

3 décembre 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

A ICANN está prorrogando o prazo final para comentários sobre o Guia do Candidato a novos gTLDs até 15 de dezembro. O novo prazo refere-se apenas a comentários em inglês. Para os demais comentários, o prazo continua sendo 7 de janeiro. (Essa prorrogação corresponde às recentes discussões da comunidade de que o tempo durante as assembléias da ICANN (i. é, a recente assembléia no Cairo) não deve incluir períodos para comentários.) A ICANN solicita que a comunidade da Internet continue mandando sua opinião. Esse processo consultivo é fundamental para ajudar a ICANN a melhorar o programa para novos gTLDs.

Desde que a versão preliminar do Guia do Candidato a novos domínios genéricos de primeiro nível foi publicada em 23 de outubro de 2008, a ICANN tem recebido comentários importantes da comunidade. Vários comentários e perguntas referem-se ao contrato básico proposto para gTLDs.

Tendo em vista o interesse crescente e as perguntas constantes sobre esse assunto, a ICANN publica hoje mais informações sobre o histórico do contrato proposto. O propósito desse material extra é esclarecer melhor o memorando explicativo chamado “Resumo das mudanças no contrato-base”, publicado em 23 de outubro de 2008 com a versão preliminar do guia. Essa publicação não significa que pretendemos manter a versão atual como está, antes o contrário: já há mudanças planejadas para essa versão, e outras informações facilitarão as discussões do público sobre o conteúdo dessas mudanças.

Neste momento, publicamos dois documentos:

(1) "Resumo expandido das mudanças no contrato-base para novos gTLDs" [PDF, 246K], que é uma versão mais abrangente do memorando publicado inicialmente em outubro com o título “Resumo das mudanças no contrato-base”, juntamente com a versão preliminar do Guia do Candidato;

(2) "Comparação entre os contratos de gTLDs de 2005 a 2007 e a versão preliminar do contrato básico de registro para novos gTLDs" [PDF, 191K], uma comparação anotada que procura mostrar cada diferença entre os contratos de gTLDs de 2005 a 2007 e o novo contrato-base proposto. Ela inclui 56 notas de rodapé detalhadas, explicando a maioria dos acréscimos, inclusões e modificações no texto.

Conforme indicamos antes, é importante observar que o contrato preliminar proposto não é definitivo e ainda não foi aprovado pelo Conselho de Diretores da ICANN. Nós o divulgamos para análise e discussão pela comunidade, e incentivamos comentários e sugestões de melhorias. A atual versão preliminar do contrato-base e outros aspectos do programa para novos gTLDs estão sujeitos a mudanças com base no retorno da comunidade e outras considerações.

A ICANN pretende manter um diálogo saudável com a comunidade da Internet e fará todo esforço para apresentar os esclarecimentos necessários.

Para enviar comentários sobre a versão preliminar do contrato de registro e o restante do Guia do Candidato, visite http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/comments-en.htm.