Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Líderes globais do setor tecnológico reafirmam seu compromisso com o modelo multissetorial da governança da Internet

9 février 2015

Singapura…O Ministro das Comunicações e da Informação da Singapura, Dr. Yaacob bin Ibrahim, e a ex assessora sênior do Presidente Bill Clinton, Ira Magaziner, falaram hoje sobre o sucesso do modelo multissetorial da governança da Internet durante a Cerimônia de Abertura da reunião pública ICANN 52.

"A Singapura apoia a mudança no modelo multissetorial. Temos expressado continuamente nossa opinião de que nenhuma pessoa, organização e, inclusive, nenhum país, podem ter o monopólio da expertise e dos conhecimentos necessários para alcançar os objetivos que estamos enfrentando na Internet cotidianamente", disse Ibrahim. "Essa abordagem multissetorial e inclusiva vai melhorar o papel da Internet como catalisadora do fluxo de informações e da atividade econômica".

Magaziner se referiu ao crescimento experimentado pela Internet sob o modelo multissetorial. "O certo é que a Internet tem trabalhado e que o crescimento tem sido enorme e que o crescimento do wifi e dos dispositivos móveis e, agora, o crescimento da Internet das coisas....tudo isso tem dado certo", disse Magaziner. "Vocês podem ver um sucesso enorme derivado desse modelo".

O presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehadé, falou sobre estabelecer prioridades continuamente para a ICANN para manter a segurança, a estabilidade e a resiliência do Sistema de Nomes de Domínio da Internet (DNS) e reforçar o modelo de governança multissetorial.

"Primeiro, devemos continuar a fortalecer a confiança nas nossas operações", disse Chehadé. "Depois, devemos continuar a garantir com que nossa comunidade, nosso modelo multissetorial, sejam fortes. E tudo isso deve continuar estando enraizado no interesse público global".

O início da reunião vem logo depois do anúncio de que, com a recente delegação dos .NTT, .chat, .toshiba e .canon, o programa de novos gTLDs tem delegado mais de 500 novas cadeias na zona raiz da Internet. Uma lista completa de cadeias delegadas está disponível em http://newgtlds.icann.org/en/program-status/delegated-strings.

"Esse é um marco importante para o programa de novos gTLDs", disse Akram Atallah, presidente da Divisão de Domínios Globais (GDD) da ICANN. "O Programa continua a fazer progressos e permite um melhor nível de concorrência, inovação e escolha".

Mais de 1200 membros da comunidade multissetorial global de mais de 100 países diferentes vão se reunir durante essa semana, tanto em forma pessoal quanto remota, para conversar e debater sobre o futuro da ICANN e da governança da Internet.

Aqueles que não conseguirem assistir à ICANN 52 pessoalmente são muito encorajados a participar em forma remota. Os detalhes para o contato remoto para qualquer uma das sessões estão elencados em http://singapore52.icann.org/en/schedule-full.

###

Para informar-se mais sobre a ICANN 52 na Singapura, visite: http://singapore52.icann.org/en/

Para fazer o download das fotos em alta resolução da reunião, visite: https://www.flickr.com/photos/icann

Contatos com a mídia

Liana Teo
Responsável pelas Comunicações, APAC
Singapura
Fone. +65 6808 6669
E-mail: liana.teo@icann.org



James Cole
Coordenador da Mídia Global
Washington, D.C.
Fone. +1 202-733-7598
E-mail: james.cole@icann.org



Sobre a ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN coordena esses identificadores únicos no mundo inteiro. Sem essa coordenação não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN, lançada em 1998, é uma corporação para o benefício público e sem fins lucrativos, com participantes de todo o mundo, dedicada a manter uma Internet segura, estável e interoperável. A ICANN promove a concorrência e desenvolve uma política para os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla conteúdos na Internet. Não pode deter o spam nem trata questões sobre o acesso à Internet. Porém, através de sua função de coordenação do sistema de nomeação da Internet, ela tem um impacto importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.