Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Alteração das chaves do sistemas de endereços da Internet - Evite ficar de fora.

16 août 2017

En plus des six langues des Nations Unies, ce contenu est aussi disponible en

Los Angeles, Califórnia… Pela primeira vez, a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) vai alterar as chaves criptografadas que mantêm seguro o Sistema de Nomes de Domínio da Internet (DNS).

"É essencial que os provedores de serviços de Internet (os ISPs) e os operadores de redes do mundo inteiro se certifiquem de estarem preparados para esta mudança pois, do contrário, seus usuários não poderão buscar e encontrar nomes de domínio e, consequentemente, estarão impedidos de consultar qualquer site na Internet", disse David Conrad, CTO da ICANN. Conrad adicionou, "Os operadores de redes devem certificar-se de terem o software atualizado, de terem o DNSSEC habilitado e, também, de ter verificado se seus sistemas podem atualizar suas chaves automaticamente ou se eles têm instalados processos para atualizar manualmente a nova chave antes das 16:00 UTC do dia 11 de outubro de 2017".

A alteração ou revisão (rolling) da chave é um passo importante para que o DNS global fique seguro e protegido. Isto está muito em consonância com as práticas operacionais comumente aceitas, que garante que uma infraestrutura de segurança importante possa dar apoio a uma senha alterada, se essa necessidade existir.

"Temos lançado uma plataforma de testes para que os operadores de redes tenham certeza de estarem prontos para a alteração da chave bem antes do dia 11 de outubro", disse Conrad. Essa plataforma de testes pode ser acessada em: https://go.icann.org/KSKtest. Os usuários da Internet deveriam contatar seus ISPs ou operadores de redes para certificar-se de estarem prontos para a alteração da chave.

A ICANN tem trabalhado com seus parceiros técnicos, como os registros de Internet regionais (RIRs), com grupos de operações de redes e registros e registradores de nomes de domínio, bem como com outros players do ecossistema da Internet, como a Internet Society e associações comerciais da Internet, para garantir que todos aqueles no mundo que possam estar sujeitos ao impacto da revisão da chave estejam cientes da mudança pendente.

O CEO da ICANN, Göran Marby, já enviou notificações a mais de 170 funcionários de governo, incluindo reguladores e participantes do Comitê Consultivo Governamental (GAC) da ICANN, solicitando que se certifiquem de que os operadores de redes de seus respectivos países estejam cientes e preparados para a alteração da chave.

Para conhecer mais sobre a Alteração da Chave pendente, visite aqui: https://www.icann.org/kskroll.

Para participar das conversas pelo Twitter, use #KeyRoll.

# # #

Contatos com a mídia

Brad White Diretor de Comunicações, América do Norte
Washington, D.C.
Fone. +1 202 570 7118
E-mail:brad.white@icann.org


Alexandra Dans
Gerente Sênior, Comunicações da América Latina e Caribe
Montevidéu, Uruguai
Fone. +598 95 831 442
E-mail: alexandra.dans@icann.org



Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar esses identificadores únicos no mundo inteiro. A ICANN foi formada em 1998 como corporação beneficente pública e sem fins lucrativos e como comunidade com participantes de todo o mundo. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter a Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.