Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Convocação de voluntários para serem representantes confiáveis da comunidade

18 mai 2017

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) está buscando pessoas interessadas em assumir a função de representantes confiáveis da comunidade (TCRs - Trusted Community Representatives). Estas pessoas têm um papel importante na gestão da chave de assinatura da chave da zona raiz (Root Zone KSK - Key Signing Key), a âncora da confiabilidade do Sistema de Nomes de Domínio (DNS). Ao convidar membros renomados da comunidade técnica do DNS para fazer parte das operações da KSK da Zona Raiz, a ICANN visa melhorar a transparência e a confiança no mecanismo de segurança das extensões de segurança do sistema de nomes de domínio (DNSSEC - Domain Name System Security Extensions) na grande comunidade da Internet.

Sobre o papel dos representantes confiáveis da comunidade (TCRs).

Os TCRs são uma das formas de proteção, com uma configuração de múltiplas camadas, do material da chave usado para manter a Zona Raiz do DNS.

Há dois tipos básicos de TCRs: os funcionários criptografados, que participam o ano inteiro ativamente das cerimônias da KSK da Zona Raiz; e as pessoas que guardam as chaves de recuperação, envolvidos no nosso planejamento de recuperação de desastres. Os funcionários criptografados se comprometem a viajar, no mínimo uma vez por ano, a uma cerimônia de KSK da Zona Raiz.

Todos os TCRs mantêm a custódia das peças essenciais exigidas para a operação correta da KSK da Zona Raiz. Para proteger a Zona Raiz do acesso não autorizado, a administração da chave KSK é dividida entre muitas pessoas, que devem reunir-se para operar essa chave.

Os TCRs são embaixadores que representam as comunidades técnicas e operacionais mais amplas. Para defender a confiabilidade do sistema, os TCRs informam à comunidade que a KSK da Zona Raiz está sendo administrada de maneira correta e digna de confiança.

Em caso de necessidade imprevista e urgente de fazer uma cerimônia de KSK da Zona Raiz, todos os TCRs devem estar prontos e à disposição para participar,com pouco tempo de pré-aviso.

Os TCRs que devem participar dessas cerimônias recebem apoio para viagem. Este apoio inclui o arranjo e o pagamento dos bilhetes aéreos e da hospedagem, e de uma diária para despesas incidentais.

Mais informações

Quem estiver interessado/a em candidatar-se para a função de TCR pode revisar os materiais detalhados postados no site da IANA, que inclui o processo para encaminhar uma manifestação de interesse. As manifestações de interesse serão coletadas e avaliadas para cobrir vagas atuais ou para o caso de novas vagas. Para ver esses materiais, visite aqui.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador ou outro dispositivo – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro.  Para mais informações, visite: https://www.icann.org/