Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Envolvimento com a Comunidade Acadêmica na Jordânia

18 de abril de 2014
Por

por Fahd A. Batayneh — coordenador de Participação de Partes Interessadas no Oriente Médio

No final de fevereiro, decidi começar a buscar um envolvimento com a comunidade acadêmica sobre questões relacionadas à Governança da Internet (IG) na ICANN. Ao estabelecer o alicerce para uma etapa como essa em um país com pouca presença no cenário internacional no que diz respeito aos assuntos relacionados à Internet seria necessário uma estratégia cuidadosa e algumas dicas de especialistas e profissionais experientes. O objetivo era envolver os jovens e o setor acadêmico no processo de Governança da Internet. O plano era o seguinte:

  • Primeiro, educar a comunidade acadêmica. Se conseguíssemos conquistar o interesse dela, teríamos seu apoio para a próxima etapa, que seria educar os alunos sobre o básico da Governança da Internet (também conhecido como, Fundamentos da IG). A etapa final seria: se alguns alunos e/ou acadêmicos demonstrassem interesse em tópicos específicos, eles seriam cobertos mais detalhadamente.
  • Departamentos pretendidos: Ciência/Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Administração de Negócios, Mídias e Meios de Comunicação, Direito e Desenvolvimento de Políticas.
  • Visitas e comunicações posteriores seriam essenciais para alcançar o objetivo desejado de obter maior participação deles.

A Jordânia é um país pequeno. Por isso, decidi começar pelo sul do país. Depois de pesquisar, concluí que poderia entrar em contato com seis departamentos diferentes em duas universidades dessa região. Embora não tenha abordado todos os seis departamentos por motivos que estavam além do meu alcance, consegui contatar três departamentos diferentes e obtive apoio de dois departamentos diferentes, que mostraram interesse em levar a conversa para o próximo estágio. Alguns dias depois, recebi uma solicitação para fazer uma palestra de uma hora sobre o básico da Governança da Internet.

No dia 8 de abril, fiz uma palestra de uma hora para aproximadamente 40 alunos e 3 acadêmicos. Os tópicos abordados incluíram os temas básicos da Governança da Internet, como acesso, abertura, diversidade, segurança, Recursos Essenciais da Internet (CIRs) e privacidade e direitos humanos. A apresentação também incluiu as Organizações I*, bem como os Fóruns de Governança da Internet (IGFs) nacionais e regionais. Também falei em detalhes sobre o IGF árabe, a fim de cumprir minha promessa de promover e divulgar o IGF árabe em eventos nos quais participasse enquanto membro do Grupo Consultivo de Partes Interessadas (MAG) do IGF árabe. Felizmente, os alunos fizeram perguntas, indicando que, além de terem entendido o que estava sendo explicado, tratava-se de algo de seu interesse. Isso foi um sinal positivo em vários aspectos.

No final da palestra, alguns alunos conversaram comigo sobre um projeto em que estão trabalhando para educar seus colegas, por meio de desenhos e gráficos, sobre práticas recomendadas ao usar a Internet. Também fui convidado pelo presidente do Departamento de Ciência da Computação para fazer uma apresentação de uma hora sobre o desenvolvimento de políticas.

Farei mais contatos com a comunidade acadêmica nas próximas semanas e espero observar reações e resultados positivos semelhantes a esse. Conforme dizia o filósifo chinês Lao Tsé: stated "Uma jornada de mil milhas começa com um passo". Fico feliz por já ter começado essa jornada!

Authors

Fahd Batayneh

Fahd Batayneh

Stakeholder Engagement Director - Middle East