Anuncios de la ICANN

Los anuncios de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Informação atualizada sobre a formação do painel de geração de Regras de Geração de Rótulos (LGR) de Zona Raiz

23 de abril de 2014

A ICANN tem o prazer de anunciar importantes progressos na formação de Painéis de Geração para Regras de Geração de Rótulos (LGR) de Zona Raiz. Os Painéis de Geração são painéis comunitários que estabelecerão as regras para definir, para uma escrita determinada, quais pontos de códigos estão permitidos para usar em U-Labels na Zona Raiz, quais rótulos são variantes recíprocas e, quando houver variantes, se os rótulos dessas variantes são considerados atribuíveis para a Zona Raiz.

Serão formados Painéis de Geração para cada escrita, mas em diferentes estágios de formação com base na atividade das comunidades que eles servem:

  • Atualmente, já está formado e funcionando inteiramente o Painel de Geração de Escrita Árabe. O Painel se reuniu em pessoa na ICANN 49 na Singapura.
  • Os membros da comunidade chinesa encaminharam uma proposta formal para formar o Painel de Geração Chinês, atualmente sob análise pela ICANN.
  • Um grupo de voluntários interessados em formar o Painel de Geração de Escrita Neo-Brahmi está incorporando membros ativamente. As partes interessadas devem ver a Convocação para participar [PDF, 72 KB].
  • Houve muita atividade nas comunidades de escritas cirílica, coreana e japonesa. Membros de várias comunidades tomaram a iniciativa e lideraram esforços para formar Painéis de Geração.
  • Há comunidades de outras escritas que ainda não formaram Painéis de Geração. Se você estiver interessado/a em criar um Painel de Geração, veja a Convocação para Painéis de Geração para elaboração de Regras de Geração de Rótulos de Zona Raiz [PDF, 149 KB].

Outras maneiras de participar:

Antes que os Painéis de Geração possam começar seu trabalho, deverá definir-se o conjunto máximo de pontos de código a partir do qual os Painéis de Geração possam construir suas Regras de Geração de Rótulos. O Painel de Integração definiu este conjunto máximo de pontos de código no Maximal Starting Repertoire (MSR-1), atualmente à disposição para comentário público. O período de comentários está aberto até 30 de abril de 2014, e o período de respostas fica aberto desde 1 de maio de 2014 até 21 de maio de 2014. Para revisar o MSR-1 e remeter seus comentários, acesse aqui o foro de comentários públicos.

Para mais informações, veja o anúncio de julho de 2013 da Convocação para Painéis de Geração para elaboração de Regras de Geração de Rótulos de Zona Raiz. As consultas e expressões de interesse podem ser remetidas a idntlds@icann.org.