ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

O que está acontecendo com o WHOIS?

10 October 2014
By Margie Milam

Depois de vários anos informando o status de atividades relacionadas ao WHOIS, tenho boas notícias. As taxas de precisão do WHOIS estão aumentando gradativamente, como mostra o mais recente Documento de conclusões preliminares [PDF, 668 KB] publicado hoje pelo NORC (Conselho de pesquisa de opinião nacional) da Universidade de Chicago.

Essas conclusões sugerem que ainda há muito trabalho a fazer para aumentar as taxas de precisão. Depois de analisar aproximadamente 100.000 registros de WHOIS, as Conclusões Preliminares do NORC destacam observações importantes em relação ao estudo piloto:

  • Operacionalmente, os registradores que assinaram o Contrato de Credenciamento de Registradores 2013 têm mais precisão em endereços de e-mail que os que assinaram o Contrato de Credenciamento de Registradores 2009;
  • Os novos gTLDs têm taxas de precisão operacional de e-mail levemente melhores que as dos gTLDs anteriores.
  • Os gTLDs anteriores têm mais precisão operacional em números de telefone, mas os dois grupos têm o mesmo resultado em relação à precisão operacional de endereços físicos.

O documento de Conclusões Preliminares [PDF, 668 KB] descreve a análise realizada pelo NORC em colaboração com empresas intergovernamentais e do setor privado. Com a expertise da União Postal Universal, o órgão da ONU responsável pela coordenação de políticas postais globais, e provedores de serviços comerciais, como StrikeIron, DigiCert e Whibse, o NORC aplicou as tecnologias mais recentes disponíveis para validar endereços de e-mail, números de telefone e endereços físicos em vários graus, cada um deles em nível sintático e operacional. Essa expertise se reflete na metodologia adotada pelo NORC para atribuir as diferentes taxas de precisão mencionadas no documento de Conclusões Preliminares.

A finalidade do estudo piloto é testar premissas usando dados reais. A metodologia pode ser ajustada com base nas consultas em Los Angeles e nos comentários públicos recebidos. O documento [PDF, 668 KB] foi publicado para o encontro de Los Angeles, a fim de demonstrar como o Sistema de Informação de Precisão (ARS) do WHOIS da ICANN está sendo projetado.

Quando estiver totalmente desenvolvido, o ARS produzirá relatórios de precisão periódicos para que seja possível determinar se a mudança nas políticas ou termos do contrato produz melhorias mensuráveis na precisão. Ele também terá um mecanismo de feedback, para que os registros com possíveis imprecisões sejam encaminhados aos registradores para que tomem medidas, e um mecanismo de acompanhamento, para verificar se os registros são atualizados de forma apropriada. Um relatório completo sobre o estudo, com conclusões e estatísticas atualizadas, será publicado para Comentário Público depois do encontro da ICANN em Los Angeles.

Participe da nossa sessão Tudo sobre o WHOIS em Los Angeles para explorar essas conclusões detalhadamente e para compartilhar sua perspectiva sobre como o ARS deve ser desenvolvido. A sessão também abordará os acontecimentos recentes relacionados às atividades de melhoria do WHOIS, além de analisar o futuro do WHOIS diante das recomendações do Grupo de Trabalho de Especialistas (EWG) sobre os Serviços de Diretório de gTLD. Se quiser saber mais sobre as recomendações do EWG, contidas em seu Relatório Final [5.11 MB], assista à nossa série de vídeos curtos, feitos para explicar os principais aspectos desse Relatório Final [5.11 MB].

Esperamos vocês em Los Angeles.

Authors

Margie Milam