ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Refletindo sobre Nossa Estratégia para a África

10 November 2014
By

Há mais de dois anos, a comunidade africana reuniu-se em Praga (ICANN 44) em um encontro histórico presidido pelo Dr. Steve Crocker e o recém-eleito presidente e CEO Fadi Chehade. O resultado foi uma nova abordagem para a África dedicada a:

  • Desenvolver uma estrutura para a estratégia da ICANN para a África (plano inicial anunciado em outubro de 2012);
  • Apoiar a maior presença da ICANN na África;
  • Aumentar a participação da África na ICANN.

O encontro também resultou na formação de um Grupo de Trabalho voluntário para a África com nove membros, chamado de ASWG (Africa Strategy Working Group, Grupo de Trabalho da Estratégia para a África), cuja missão era desenvolver uma estratégia para a África. O grupo era motivado pela noção de que a África não tinha uma participação comensurada no ecossistema da ICANN para complementar suas economias emergentes.

Na realidade, o encontro ministerial realizado juntamente com o encontro da ICANN de Dakar, em outubro de 2011, emitiu um comunicado pedindo que a ICANN aumentasse sua presença na África.

Esse grupo desenvolveu o atual Plano Estratégico para a África de 2012 a 2015 com o apoio da comunidade africana. O plano inicial foi apresentado durante o ICANN 45 em Toronto e lançado em janeiro de 2013.

Uma jornada e tanto!

Depois disso, houve muito esforço e boa vontade para implementar esse documento, que concentrava-se principalmente no desenvolvimento de capacidade e aumentar o conhecimento sobre a ICANN, os assuntos relacionados à governança da Internet, bem como no desenvolvimento de um setor do DNS sustentável na África. A ICANN também estabeleceu sua presença na África por meio de três dedicados membros da equipe.

No entanto, a ICANN recebeu feedback que demonstra a necessidade urgente de revisar o plano estratégico, bem como alguns de seus objetivos e KPIs (Key Performance Indicators, Indicadores-chave de Desempenho). É fundamental que nosso plano estratégico evolua com base nas necessidades da comunidade, ao mesmo tempo mantendo-se alinhado ao atual plano estratégico da ICANN de 2016 a 2020.

Desde o lançamento do plano para a África, é importante reconhecer o aumento do conhecimento adquirido pela África sobre a ICANN e todo o ecossistema da Internet. Em resposta a essa direção clara, a comunidade organizará uma sessão especial de consulta durante o próximo AFRINIC 21, agendado para os dias 22 a 28 de novembro de 2014 nas Ilhas Maurício. Durante esse encontro, vamos conversar e trabalhar com os participantes para reavaliar a Estratégia para a África. Representantes do AFNOG, AFRINIC, AFTLD, GAC, AFRALO, AFICTA, NEPAD e associações de registradores da África estão convidados.

Alguns dos tópicos que serão discutidos incluem:

  • Como melhorar a participação da África na ICANN?
  • Como podemos aumentar e monetizar o setor do DNS na África por meio de parcerias e colaboração?
  • Como determinamos as modalidades a fim de indicar um Comitê Gestor para supervisionar a implementação da Estratégia para a África de agora em diante?

Com seis das economias que mais crescem no mundo e a população mundial mais jovem (dados da ONU), a África apresenta a oportunidade para você definir sua própria agenda e assumir papéis de liderança na ICANN e em todo o espaço da Internet.

Dê início a uma participação ativa e significativa na ICANN e faça a voz da África ser ouvida e sua influência ser sentida aproveitando as oportunidades no setor do DNS.

Authors

Sagbo Pierre Dandjinou

Sagbo Pierre Dandjinou

VP, Stakeholder Engagement - Africa