ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Contagem regressiva para o ICANN51: Celebrando nossa comunidade ativa e (muito) ocupada

10 October 2014
By Fadi Chehadé

null

Cotntention Resolution

Como o ICANN 51 é nosso encontro geral anual, eu e meus colegas estivemos pensando nas conquistas da comunidade ao longo do ano. Vocês trabalharam muito neste ano. Essas conquistas coletivas são ainda mais impressionantes se considerarmos que grande parte desse trabalho é feita por voluntários, muitos deles com outros trabalhos "de 9h a 18h".

A programação do encontro ICANN 51 tem milhares de tópicos que serão debatidos em mais de 220 sessões a partir de sábado. É claro que a transição da administração da IANA e o aprimoramento do trabalho de responsabilidade da ICANN são muito importantes para o trabalho de todas as Organizações de Apoio e Comitês Consultivos. Mas também teremos muitas sessões sobre vários aspectos do Programa de Novos gTLDs, inclusive uma atualização na segunda-feira, 13 de outubro, sobre as possíveis futuras rodadas. O WHOIS e a próxima geração de serviços de diretório de TLD, os nomes de domínio internacionalizados, os serviços de privacidade e proxy para o registro de nomes de domínio e o DNSSEC são apenas alguns dos assuntos que serão abordados coletivamente nessa semana tão intensa.

Para funcionar bem, a comunidade da ICANN mantém seu compromisso com a troca constante de informações e ideias entre seus diferentes membros e organizações. Por isso, não é de surpreender que neste ano os trabalhos entre comunidades dentro da ICANN continuaram evoluindo e se expandindo. A ccNSO, o GAC e a GNSO estão à frente do fortalecimento do trabalho colaborativo, com iniciativas como o Grupo de Consulta GAC/GNSO e o encontro conjunto entre a ccNSO e a GNSO. A comunidade At-Large continuou fazendo contribuições importantes para os processos da ICANN: enviou 53 declarações de recomendação de políticas no ano passado, participou de Grupos de Trabalho e como contato, e criou inúmeras recomendações para melhorar a ICANN por meio da Declaração do ATLAS II.

Se quiser saber mais sobre a parte de "números" na ICANN, você terá uma ótima oportunidade participando do Fórum Aberto da Organização de Apoio de Endereços na quarta-feira, 15 de outubro. Esses representantes dos cinco Registros Regionais da Internet de todo o mundo estão prontos para fazer recomendações sobre assuntos relacionados aos endereços IP e o sistema autônomo a qualquer grupo constituinte da ICANN.

O Comitê Consultivo de Segurança de Servidores Raiz também realizará uma sessão informativa na quarta-feira para atualizar a comunidade sobre sua reestruturação e sobre o grupo de especialista que forma o novo comitê do RSSAC. O RSSAC representa as organizações responsáveis pela operação dos 13 servidores de nome raiz do mundo e de outros referentes à operação técnica estável do sistema oficial de servidores raiz.

O Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade da ICANN realizará seu encontro público na quinta-feira, 16 de outubro. A programação incluirá atualizações sobre seu trabalho técnico em listas públicas de sufixos e debates em andamento sobre os novos gTLDs.

Nosso encontro geral anual também significa mudanças nas lideranças de todos os níveis. Faremos uma pausa no Encontro Público da Diretoria na quinta-feira para agradecer 24 líderes da nossa comunidade pelo tempo, a energia e os recursos que eles dedicaram à ICANN com seus serviços. E receberemos novos líderes e novos voluntários, reconhecendo que grande parte do trabalho tão importante que fazemos é sustentado pelos esforços generosos de nossos voluntários, unidos — como todos nós — pela convicção comum na Internet unificada, e inspirados a trabalhar pelo bem comum. Eu e meus colegas queremos ver vocês no ICANN 51 e agradecer pessoalmente.

Authors

Fadi Chehadé

Former President & CEO