ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

É lançado programa piloto do protocolo de acesso a dados de registro (RDAP - Registration Data Access Protocol)

5 September 2017

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) anunciou hoje um programa piloto voluntário sobre o protocolo de acesso a dados de registro (RDAP - Registration Data Access Protocol), que começará em 5 de setembro de 2017 e finalizará em 31 de julho de 2018. O RDAP permite aos usuários acessar dados de registro atuais e foi criado para substituir o protocolo do WHOIS.

O objetivo do programa piloto é elaborar um perfil (ou perfis) básico para orientar na implementação, estabelecer uma data-alvo para a implementação e elaborar um plano para a implementação de uma solução de RDAP. O fato de proceder com um plano piloto vai oferecer uma oportunidade para que os operadores de serviços de dados de registro (RDS - Registration Data Services) possam ganhar experiência operacional e para que os produtores e consumidores de dados de RDS possam participar e fornecer feedback valioso.

O programa piloto voluntário RDAP foi iniciado em decorrência da solicitação [PDF, 93 KB] do grupo de partes interessadas de registros de gTLDs, com o apoio do grupo de partes interessadas de registradores. As partes interessadas podem participar do piloto conforme descrito no espaço de trabalho do wiki para a comunidade: community wiki workspace.

Sobre o RDAP

Algumas das vantagens do programa RDAP vis a vis o protocolo WHOIS são:

  • Mensagens padronizadas de consulta, resposta e erro.
  • Acesso seguro a dados (por ex. em HTTPS).
  • Extensibilidade (por ex. facilita agregar resultados).
  • Um mecanismo de bootstrapping que facilita a busca do servidor autorizado para uma consulta determinada.
  • Mecanismo de redirecionamento/referência (por ex. desde um registro detalhado (thin) para um registrador).
  • Baseado no muito conhecido protocolo web HTTP.
  • Apoio à internacionalização de dados de registro.
  • Oferece a opção que habilita acesso diferenciado (por ex. acesso limitado a usuários anônimos e acesso total para usuários autenticados).

Para mais informações: envie um e-mail a globalsupport@icann.org com "RDAP Pilot Program" no Assunto.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet, você deve digitar um endereço (um nome ou um número) no seu computador ou em outro dispositivo. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos com uma comunidade de participantes do mundo inteiro.