ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Para comentários do público: Publicamos mais um memorando explicativo sobre considerações referentes a objeções a novos gTLDs baseadas na moralidade e ordem pública

29 October 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Publicamos hoje mais um memorando explicativo [PDF, 133K] para comentários do público http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-comments-en.htm, com o objetivo de ajudar no entendimento do trabalho de implantação relacionado às objeções a novos gTLDs com base na moralidade e ordem pública. O memorando também está disponível para download na página do programa para novos gTLDs.

Recentemente a ICANN publicou a versão preliminar do Guia do Candidato a novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) e também uma série de memorandos explicativos, para que o público os comente http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-comments-en.htm. O memorando que publicamos hoje é parte dessa série.

A versão preliminar do Guia do Candidato oferece informações aos interessados que querem se candidatar a um novo gTLD. No momento, estamos publicando todos os documentos apenas em inglês, mas em breve eles também estarão disponíveis em árabe, chinês, francês, espanhol e russo.

É importante observar que os documentos estão em formato preliminar e se destinam apenas para discussão. Os candidatos em potencial a novos gTLDs não devem se basear em nenhum detalhe proposto para o programa de novos gTLDs. O programa para novos gTLDs continua sendo objeto de outras consultas e revisões.

Novos gTLDs e a Internet – Abertura – Mudança – Inovação

Após anos de discussão e reflexões, estamos expandindo os domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs). Eles permitirão mais inovações, oferecerão mais variedade de escolha e mudanças para uma Internet global, que no momento dispõe de apenas 21 nomes de domínio genéricos de primeiro nível.

Como corporação sem fins lucrativos dedicada a coordenar o sistema de endereços da Internet, a ICANN não está fazendo isso para aumentar sua receita. Ela está elaborando um plano de implantação, com oportunidades para comentários do público. Haverá processos para objeções. Do mesmo modo, houve uma minuciosa análise técnica para garantir a estabilidade e a segurança da Internet. Haverá uma taxa de avaliação, destinada somente a recuperar os custos (as despesas até o momento, o processamento dos requerimentos e os custos legais previstos).

Promover a concorrência e a variedade de escolha é um dos princípiods que fundamentam a ICANN. Num mundo com 1,5 bilhão de internautas (um número que continua crescendo), a diversidade, variedade de opções e a inovação são essenciais. A ICANN possibilitou um enorme aumento na variedade de escolha, inovação e competição de idéias, e expandir os gTLDs é uma oportunidade para ainda mais.

Saiba mais detalhes em: http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-program.htm.  

Abertura. Mudança. Inovação.

Links relacionados: