ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Fórum público: Plano preliminar para instituição do processo rápido para introduzir ccTLDs com IDNs

23 October 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

A ICANN tem o prazer de oferecer o “Plano preliminar para a instituição do processo rápido de introdução de ccTLDs com IDNs” para discussões do público. O plano preliminar encontra-se aqui [PDF, 297K].

O processo rápido para IDNs é um mecanismo recomendado pelo Grupo de trabalho para IDNC, cujo propósito é a introdução de um número limitado de IDNs não-controvertidos em ccTLD associados aos códigos de duas letras da lista ISO 3166-1, para assim atender a demanda de curto prazo, enquanto se define uma política geral para ccTLDs com IDNs.

Durante a assembléia da ICANN em Paris (junho de 2008), o grupo de trabalho para IDNC apresentou seu relatório final à Diretoria da ICANN, incluindo declarações do GAC e da ccNSO sobre a metodologia proposta para introduzir um número limitado de ccTLDs com IDNs. Em sua reunião em Paris, a Diretoria da ICANN

Resolveu (2008.06.26.04 que a Diretoria agradece aos membros do GT para IDNC por concluírem dentro do prazo a tarefa da qual foram encarregados.

Resolve-se (2008.06.26.05) que a Diretoria encarrega a equipe operacional de: (1) publicar o relatório final do GT para IDNC WG a fim de que o público o comente; (2) iniciar o trabalho sobre problemas de implementação em consulta às partes interessadas; e (3) apresentar à Diretoria um relatório de implementação detalhado, que inclua uma lista de todos os assuntos pendentes, antes da assembléia da ICANN no Cairo em novembro de 2008.

Em seguida, a equipe da ICANN divulgou o relatório final do GT para IDNC para comentários do público e iniciou o trabalho de implementação, conforme se determinara. Para que a comunidade tenha uma visão geral das medidas que a equipe tomará para implantar as sugestões enviadas, apresentamos aqui [PDF, 269K] um panorama completo dos comentários recebidos e um documento com as considerações da equipe sobre os comentários. Como parte do processo de implementação, a equipe também enviou cartas às autoridades públicas relevantes e aos administradores de ccTLDs para saber qual é o seu interesse em participar do processo de introdução rápida. A ICANN ainda está recebendo respostas a essas cartas, e divulgará um relatório a respeito antes da reunião da ICANN no Cairo, Egito (novembro de 2008).

O “Plano preliminar de implementação” oferece um roteiro e vários detalhes sobre o processo de introdução rápida. O plano é dividido em módulos, que mais tarde serão detalhados e complementados para o processo de introdução rápida de ccTLDs com IDNs. Os módulos são os seguintes:

Módulo 1: Introdução geral e dados históricos

Módulo 2: Requisitos de qualificação para o processo rápido

Módulo 3: Critérios e exigências para seqüências de DPNs

Módulo 4: Considerações do comitê técnico

Módulo 5: Processo de solicitação e avaliação das medidas para implementação rápida

Módulo 6: Processo de delegação de DPNs

Módulo 7: Discussão de tópicos adicionais

O “Plano preliminar de implementação” inclui alguns assuntos em aberto que serão re-elaborados ao longo de outras consultas à comunidade, e isso precisa ser resolvido para que concluamos a implementação. Esses tópicos são descritos no Módulo 7. A equipe da ICANN espera continuar a discussão desses assuntos durante e depois da assembléia da ICANN no Cairo, Egito, de 1 a 7 de novembro de 2008.

Envie seu comentário sobre o plano preliminar de implementação por e-mail para ft-implementation@icann.org. Publicaremos um arquivo com todos os comentários recebidos em http://forum.icann.org/lists/ft-implementation/.

Links relacionados:

Fórum público: http://www.icann.org/en/public-comment/public-comment-200812.html#plan-idn-cctlds

Plano para implementação rápida:: http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/idn-cctld-implementation-plan-23oct08-en.pdf [PDF, 297K]

Relatório final do grupo de trabalho (com comentários do público): http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/staff-considerations-idnc-wg-final-report-23oct08-en.pdf [PDF, 269K]

Página sobre o processo de implementação rápida: http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/