ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Conselho da ICANN aos Profissionais de TI Sobre Questões Relacionadas à Identificação e à Mitigação de Colisão de Nomes

6 December 2013

A ICANN emitiu hoje um conselho abrangente a profissionais de TI do mundo todo sobre como identificar e gerenciar proativamente o vazamento de espaço de nomes privados no DNS (Sistema de Nomes de Domínio) público e, assim, eliminar as causas das colisões de nomes à medida que os TLDs (Domínios de Primeiro Nível) são adicionados ao DNS. Em um relatório entitulado Name Collision Identification and Mitigation for IT Professionals (Identificação e Mitigação de Colisão de Nomes para Profissionais de TI) [PDF, 475 KB], a ICANN explica a natureza e as causas da colisão de nomes e propõe uma variedade de possíveis soluções.

View All Name Collision Resources Now »

As colisões de nomes de domínio não são algo novo. No entanto, o relatório aborda algumas preocupações de que vários novos TLDs solicitados possam ser idênticos a nomes usados em espaços de nomes privados.

O relatório explica como as consultas de DNS vazam de espaços de nomes privados para o DNS global e como esses vazamentos podem ter consequências involuntárias. O relatório mostra que redes privadas realizarão de maneira consistente, estável e confiável a resolução de nomes quando usarem FQDNs (Fully Qualified Domain Names, Nomes de Domínio Totalmente Qualificados) e os resolverão pelo DNS global, além de proporem métodos de migração para FQDNs.

"Embora pareça que as colisões de nomes não afetarão significativamente vários operadores de redes corporativas ou usuários da Internet, a ICANN considera essencial fazer tudo que estiver ao seu alcance para minimizar o possível impacto e oferecer um conselho claro para lidar com essa questão", afirmou Paul Mockapetris, Conselheiro de Segurança da Divisão de Domínios Globais.

O relatório recomenda que todas as organizações que ainda não usem os FQDNs do DNS público considerem a seguinte estratégia:

  • Monitorar serviços de nomes, elaborar uma lista de TLDs privados ou nomes curtos não qualificados usados internamente e comparar a lista criada com a lista de novas cadeias de caracteres de TLDs.
  • Formular um plano para mitigar as causas de vazamentos.
  • Preparar usuários para a alteração pendente no uso de nomes notificando-os com antecedência ou fornecendo treinamento.
  • Implementar o plano de mitigação de possíveis colisões.

O lançamento hoje do conselho aos profissionais de TI é o resultado de vários meses de trabalho árduo da equipe da ICANN, especialistas em assuntos, a Equipe Executiva da ICANN e a Diretoria.

"O relatório que emitimos hoje oferece aos profissionais de TI, independentemente de trabalharem em grandes organizações ou pequenas empresas, um conselho abrangente e soluções sugeridas que podem ser simples de implementar", declarou Dave Piscitello, Vice-presidente de Segurança e Coordenação de ICT. "Embora outras soluções temporárias ou transitórias possam existir, a migração usando FQDNs tem um valor duradouro – depois de concluída, você estará pronto para delegações de TLDs agora e no futuro."

O relatório, juntamente com informações e recursos adicionais úteis, podem ser encontrados em:

http://www.icann.org/pt/help/name-collision