ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Novas informações: Versão preliminar do plano para implementação rápida (fast track) de ccTLDs com IDNs

26 November 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

A ICANN tem o prazer de publicar uma versão atualizada do plano de implementação rápida (fast track) ccTLDs com IDNs [PDF, 265K]. O documento atualizado contém esclarecimentos sobre a noção das tabelas de IDNs.

Uma tabela de IDNs é uma tabela que relaciona todos os caracteres possíveis num determinado registro de DPNs. Se um ou mais desses caracteres forem considerados variantes, haverá uma indicação ao lado desses caracteres. A tabela também indica qual é o caractere do qual outro caractere deriva ou é uma variante. Em geral a tabela de IDNs reúne caracteres que representam um idioma específico, mas também pode conter caracteres de uma escrita específica.

Com essa versão preliminar atualizada, a ICANN solicita comentários da comunidade sobre o método para desenvolvimento das tabelas de IDNs. O período de comentários sobre o plano preliminar de implementação foi estendido até 7 de janeiro de 2009, para que a comunidade tenha mais tempo de examinar o documento atualizado.

Os comentários sobre o plano preliminar de implementação podem ser enviados por e-mail para ft-implementation@icann.org. O arquivo com todos os comentários recebidos estará disponível em http://forum.icann.org/lists/ft-implementation/.

Links relacionados:

Fórum público: http://www.icann.org/en/public-comment/public-comment-200812.html#plan-idn-cctlds

Plano de implementação rápida revisado: http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/idn-cctld-implementation-plan-26nov08-en.pdf

Relatório final do grupo de trabalho (com comentários do público): http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/staff-considerations-idnc-wg-final-report-23oct08-en.pdf [PDF, 269K]

Página na web sobre o método de introdução rápida (fast track): http://www.icann.org/en/topics/idn/fast-track/