ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Período para comentários encerrado; está disponível a versão preliminar atualizada do relatório sobre o processo rápido para ccTLDs com IDNs

24 June 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

O GT para IDNC produziu seu relatório final preliminar [PDF, 97K] para ser discutido pelo GAC e pela ccNSO, de acordo com o regimento do GT. Observe-se que este não é um documento oficial do grupo de trabalho. O período para comentários do público sobre o documento encerrou-se oficialmente em 23 de junho de 2008.

Resumo: O grupo de trabalho para IDNC (GT para IDNC) descreve a metodologia que propõe para possibilitar a introdução rápida e eficiente (o “processo rápido”) de um número limitado de ccTLDs com IDNs não-controvertidos, enquanto a política geral de longo prazo para ccTLDs com IDNs continua sendo definida.

Processo: Estamos divulgando o documento preliminar neste momento apenas para chamar a atenção da comunidade para as últimas idéias do GT e facilitar as discussões do GAC e da ccNSO durante o encontro da ICANN em Paris. Esse não é um documento oficial do GT para IDNC.

Histórico: A Diretoria da ICANN encarregou o GT para IDNC de elaborar e descrever métodos viáveis que permitam a introdução rápida e segura de um número limitado de ccTLDs com IDNs não-controvertidos, sem colocar em risco a segurança e estabilidade da Internet. Esses ccTLDs estão associados aos códigos de duas letras da lista ISO 3166-1 (tanto a lista oficial de códigos quanto a lista de elementos de códigos reservados ISO 3166-1). Esse processo é mais conhecido como “processo rápido” e será utilizado enquanto a política geral para ccTLDs com IDNs continua sendo definida.