مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Atualização da ICANN, pela Comunidade, para a Comunidade

10 يونيو 2014
بقلم Kelvin Wong

null

Discussão do Painel (foto cortesia do JPNIC)


No mês passado, tive a oportunidade de participar da sessão de Leitura da ICANN no Japão, organizada pelo JPNIC (Japan Network Information Center, Centro de Informação de Redes do Japão) e a IAjapan (Internet Association Japan, Associação da Internet do Japão). Essa sessão de Leitura é realizada após cada encontro da ICANN para atualizar a comunidade local japonesa sobre as principais decisões e iniciativas produzidas nos encontros.

Uma iniciativa louvável, embora não seja a primeira, pois já está na sua 39ª edição, ela fornece uma atualização bem estruturada e significativa sobre o último encontro da ICANN. Ela essencialmente permite que os membros da comunidade japonesa incapazes de participar diretamente do encontro da ICANN ouçam o que foi discutido diretamente por quem esteve presente no evento.

Conhecendo as atividades da ICANN pela perspectiva da comunidade

As atualizações foram organizadas em pequenas apresentações e incluíram discussões importantes sobre o ICANN 49 em Cingapura, conforme relatado para o GAC, a ccNSO, o ALAC e outros grupos de partes interessadas, abrangendo diversos tópicos, desde WHOIS à transição da administração de IANA, e da colisão de nomes ao conselho do GAC sobre novos gTLDs. Representantes do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC), o JPNIC, os Serviços de Registro do Japão (JPRS) e a Sociedade da Internet do Japão (ISOC-JP) revezaram-se para atualizar a comunidade sobre os procedimentos mais recentes da ICANN.

Foi essencialmente uma semana inteira de atividades da ICANN resumidas em mais ou menos duas horas, conforme a perspectiva da comunidade, para a comunidade. Achei que foi uma iniciativa fantástica!

Como o último apresentador, compartilhei as iniciativas do encontro de Cingapura pela perspectiva da APAC, e o feedback da sessão de Atualização da APAC durante o ICANN 49. Minha apresentação também incluiu as áreas de foco da Sede da APAC, bem como os programas/atividades anteriores e futuros na região da APAC, como os seminários na Web bimestrais da APAC projetados para a região.

Japan's ICANN Readout session, organized by JPNIC (Japan Network Information Center) | Providing an update on APAC regional activities and upcoming outreach programs

Fornecendo uma atualização sobre as atividades regionais da APAC e os futuros programas de divulgação. (Foto cortesia do JPNIC)

O NETmundial, a transição da administração das funções de IANA – o que isso significa para a comunidade?

Em seguida, foi realizada uma discussão em painel. O painelistas incluíram uma boa variedade de representantes de governos, da sociedade civil, de registros e de registradores. Nosso foco foi a transição da administração das funções de IANA, as atualizações do NETmundial e as próximas etapas para a comunidade japonesa.

Quanto à discussão sobre a transição da administração das funções de IANA, houve muito feedback sobre como era difícil entender todas as implicações dessa transição e, portanto, como era difícil contribuir. Foi levantado um questionamento sobre se estávamos "consertando algo que não estava quebrado". Em minha opinião, isso se deve talvez a uma reflexão apta dos pontos de vistas de alguns presentes na sala. Outros perguntaram sobre a prestação de contas do resultado.

Aproveitei a oportunidade para reiterar o que a transição significava e o que não significava, expliquei o caminho paralelo do processo de responsabilidade da ICANN e incentivei mais discussão sobre esse assunto durante o encontro de Londres.

Embora sempre exista a chance de tornar essas sessões mais úteis e participativas a fim de receber mais envolvimento e participação, achei que esse evento foi um esforço positivo em ação. Devemos incentivar mais comunidades a adotar uma prática semelhante de organizar sessões de atualização e divulgação como essas e, para ajudar a mostrar a ICANN e o nosso trabalho à comunidade, em seu idioma nativo e de maneira que seja mais relevante para ela.

A ICANN deve e continuará a divulgar e a buscar participação. No entanto, a força da comunidade para ajudar a ampliar essa voz e a fazer com que ela entre nos corações e nas mentes de todos ainda é algo que não deve ser subestimado e é imprescindível.

Kelvin Wong é o diretor de divulgação e responsabilidade púbica para a região da APAC na ICANN.

Authors

Kelvin Wong