مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Participação corporativa da ICANN: O futuro

10 سبتمبر 2014
بقلم

O ponto central entre o último encontro da ICANN em junho e o ICANN51, que será realizado em Los Angeles em outubro, parece ser o momento ideal para lançar a quinta edição do Boletim Informativo Empresarial.

O Boletim Informativo Empresarial foi criado para ajudar empresas novas na ICANN a entender algumas questões importantes para seus objetivos. Ele é um resumo de alguns destaques técnicos e de políticas abordados nos encontros públicos.

O Boletim Informativo Empresarial é oferecido em todos os idiomas da ICANN (árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol), e é uma de nossas ferramentas de participação corporativa mais populares: já gerou mais de 10.000 visualizações em vários idiomas. Você pode obter a edição mais recente aqui.

Dezoito meses depois do início do programa dedicado à participação corporativa da ICANN, continuamos com a mesma mensagem principal: O trabalho da ICANN é essencial para a interoperabilidade e o crescimento da Internet, que é a base do trabalho de muitas empresas. Além disso, a ICANN é um modelo aberto e participativo. É possível obter vantagens competitivas e informações úteis através da participação. Saber (ou mesmo determinar) quais serão as próximas políticas de Internet relacionadas ao DNS (Sistema de Nomes de Domínio) e outros identificadores exclusivos é um dos motivos pelos quais muitas empresas participam.

O que a ICANN pede às empresas em troca disso? A ICANN "pede" simplesmente que as empresas acompanhem seu trabalho, participem de Grupos de Trabalho, enviem comentários públicos e que, possivelmente, participem do trabalho difícil de desenvolver políticas ativamente. Junto com os grupos constituintes da ICANN, além das Organizações de Apoio e Comitês Consultivos, pedimos que as empresas dediquem mais recursos (tempo e pessoas) à participação contínua na ICANN. Nosso objetivo é desenvolver uma base geograficamente diversificada de voluntários talentosos para levar adiante o trabalho da ICANN nas próximas décadas.

Conseguir aproximadamente 1.000 seguidores em redes sociais, mais de 350 visualizações de nossos seminários na Web de orientação para encontros da ICANN, e milhares de downloads do material da ICANN para os negóciosé a parte mais fácil. Esse é o tipo de conscientização e desenvolvimento de conhecimento que deve ser realizado para gerar um fluxo de futuras partes interessadas.

O trabalho em redes sociais e publicações é suplementado por parcerias com organizações de negócios como a Câmara Internacional do Comércio (ICC), o Fórum Econômico Mundial (WEF), a Associação de GSM (GSMA), a Aliança Mundial de Serviços e Tecnologia da Informação (WITSA) e Câmaras de Comércio do mundo todo. Cada vez mais, eles são intermediários valiosos que mantêm a comunidade corporativa atualizada em relação às atividades da ICANN. Com questões importantes, como o anúncio do governo dos Estados Unidos em relação à transição da administração das funções da IANA e o trabalho para aumentar a responsabilidade da ICANN é mais fácil chamar a atenção.

Mas o grande desafio é como facilitar a participação dessas empresas no nível técnico, em questões de segurança e estabilidade, como a colisão de nomes, ou em assuntos relacionados aos novos domínios genéricos de primeiro nível, como a aceitação universal ou a próxima rodada de solicitações. Recentemente, mais de uma empresa já nos pediu que explicássemos a relação entre seus interesses corporativos e a criação de políticas da ICANN. É aqui que o trabalho de divulgação, junto aos líderes de nossos grupos constituintes, deve ser redobrado.

Um bom exemplo do trabalho que está sendo realizado é o do grupo constituinte de Provedores de Serviços de Internet e Provedores de Conectividade (ISPCP) da Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GNSO). Sua iniciativa para recrutar novos membros e informar mais empresas sobre as importantes maneiras como a ICANN afeta seus principais negócios servirá como guia para trabalhos similares em outros setores. A criação de guias interessantes, que sirvam como um menu de maneiras para "entrar" nos processos da ICANN, sob a perspectiva de diferentes setores de negócios, como fabricantes de software e hardware, operadores de rede, empresas de telecomunicações, provedores de conteúdo e empresas de segurança, será a próxima ordem do dia. Também continuaremos divulgando "práticas recomendadas" com base na experiência de empresas ativas atualmente na ICANN.

Chamar a atenção das empresas de todo o mundo para o importante trabalho da ICANN é uma das experiências mais gratificantes de minha vida profissional. Isso não seria possível sem o apoio dos participantes dedicados e instruídos do setor privado que são ativos na comunidade da ICANN. Se quiser participar do trabalho de participação corporativa da ICANN, entre em contato comigo diretamente pelo e-mail chris.mondini@icann.org ou envie um e-mail para businessengagement@icann.org com as suas ideias.

Enquanto isso, ajude-nos a divulgar a edição mais recente do Boletim Informativo Empresarial. Espero que você goste de ler e espero seus comentários!

Christopher Mondini é vice-presidente de participação global de partes interessadas da ICANN

Authors

Christopher Mondini

Christopher Mondini

VP, Stakeholder Engagement & Managing Director - Europe