مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Um marco "magnífico": o programa de novos gTLDs alcança 1.000 delegações.

25 مايو 2016
بقلم Akram Atallah

null

Hoje, celebramos um marco sensacional na evolução do sistema de nomes de domínios: mais de 1.000 novos domínios genéricos de nível superior (gTLDs) da janela de solicitações de 2012 foram introduzidos na Internet. Há aproximadamente 50 vezes tantos gTLDs quanto em 2013, quando as primeiras quatro solicitações completaram o programa de novos gTLDs. Esta expansão está contribuindo para a escolha, concorrência e inovação na indústria de nomes de domínio.

Escolha

A expansão do sistema de nomes de domínio para mais de 1.000 gTLDs significa que há uma maior diversidade em como as pessoas e as empresas podem apresentar-se na Internet. Isto permite que comunidades, cidades e marcas tenham alinhadas mais estreitamente suas identidades do setor digital e do mundo real. Também contribui para redefinir a experiência da Internet de pessoas em todo o mundo ao introduzir domínios genéricos internacionalizados de nível superior pela primeira vez. Agora, estes usuários podem navegar dentro de gTLDs internacionalizados e consumir conteúdo inteiramente nos sistemas de escrita locais (scripts).

Concorrência

Além de fornecer mais alternativas aos consumidores, os novos gTLDs estão aumentando a concorrência no setor de nomes de domínio. A oportunidade de administrar uma porção "imobiliária" online serviu de exemplo para que indivíduos e organizações abrissem novas companhias, enquanto os operadores de registros existentes procuravam expandir suas linhas de produtos. E as grandes marcas entravam no setor para obter mais controle sobre suas presenças na web ou para estender-se dentro de este mercado emergente.

Inovação

A concorrência e a escolha estiveram acompanhadas da inovação à medida que novos registros e registrantes tentavam diferenciar-se usando novos gTLDs. Alguns operadores de registros estão exigindo aos registrantes que demonstrem possuir certificações ou credenciamento profissionais para registrar-se e manter um nome de domínio. Algumas marcas estão operando seus gTLDs "xará" de maneira fechada, de maneira a que ninguém fora da companhia e de seus parceiros possa registrar um nome de domínio. O benefício potencial de restringir os registros por este meio é que uma companhia pode ser um indicador para os consumidores de que os sites neste TLD são fontes legítimas de produtos e informações relacionados a um setor ou marca. Para os registrantes, times de desportes profissionais estão hospedando seus sites em novos gTLDs que coincidem com as cidades que eles representam. As pessoas famosas estão construindo redes sociais em domínios de novos gTLDs para seus clubes de fãs e as empresas estão utilizando novos gTLDs para sites específicos para campanhas de marketing. No último ano, a ICANN tem trabalhado com operadores de registro de novos gTLDs para documentar estes tipos de casos de usos. Leia nossos estudos de casos de novos gTLDs para informar-se mais.

Leia sobre estudos de casos dos novos gTLDs.

O verdadeiro potencial do novo "setor imobiliário" da Internet vai ficar evidente nos próximos anos à medida que a percepção que os consumidores têm de novos gTLDs for aumentando. Em nome de toda a equipe da ICANN, gostaria de parabenizar e agradecer a todos aqueles que pertencem à comunidade da ICANN, e fora de ela, que participaram da criação e implementação do programa de novos gTLDs. Seu compromisso e serviço criaram as bases para uma indústria de nomes de domínio mais robusta e uma internet mais inclusiva e global.

Authors

Akram Atallah

السابق President, Global Domains Division